Desenvolvimento Social
Postado em 11 de outubro de 2023 as 13:11:21
Em comemoração aos 20 anos do Estatuto do Idoso, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Bruno Bacelar realizou uma ação para celebrar esse marco na conquista dos direitos da população idosa. A Lei 10.741/2003 garante o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Para celebrar a data, a equipe do Cras reuniu um grupo de mulheres acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na última segunda-feira (9), no Salão Comunitário do bairro Urbis 5, onde foi realizada uma roda de conversa com brincadeiras, com o objetivo de discutir, de forma lúdica e divertida, a importância do Estatuto na garantia dos direitos dos idosos.
De acordo com a educadora social, Letícia Cruz, muitas pessoas não têm conhecimento dos seus próprios direitos, e apresentar o Estatuto do Idoso de forma lúdica é um modo de fazer com que o grupo possa se divertir e absorver o conhecimento. “Falar sobre legislação é algo que pode parecer cansativo e até chato. Então optamos por trabalhar a temática de forma mais dinâmica, dividindo em grupos e intercalando as perguntas com algumas brincadeiras”, explicou Letícia.
- Evani
- Letícia
- Raquel
Com 85 anos, Raquel Rocha é frequentadora assídua das atividades do Cras. “Foi muito bacana poder aprender sobre os meus direitos, é isso o que eu mais gosto no Cras, as pessoas sempre ensinam coisas para a gente”. O acesso a novos conhecimentos também é um dos motivos que faz com que Evani Soares frequente o grupo. Com 58 anos, ela relatou que as informações passadas no grupo são úteis para que ela possa cuidar da sua mãe que já é pessoa idosa. “Temos uma conexão muito verdadeira aqui no grupo e isso é muito bom. Aprender sobre os direitos das pessoas idosas me faz cuidar melhor da minha mãe e defender os direitos dela”, afirmou.
O Estatuto é o que garante aos idosos o acesso a transporte público gratuito, desconto em atividades culturais, esportivas e de lazer, prioridade na tramitação de processos judiciais, prioridade na compra de moradia em determinados programas habitacionais, atendimento preferencial, entre diversos outros direitos que foram conquistados ao longo desses 20 anos.