A Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) colocou no ar uma nova página de internet onde o contribuinte pode acessar todos os serviços do setor, incluindo a emissão de taxas que permitem aos contribuintes com processos de alvarás junto à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) gerar os boletos.

As novidades garantem maior agilidade na liberação de análises de viabilidade de obras e alvarás de construção. Outra inovação é a emissão e verificação da autenticidade do alvará de funcionamento apenas com o número do CPF ou do CNPJ.

O contribuinte pode ainda cadastrar e consultar o andamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e consultar os extratos de pagamento.

Os demais serviços que já eram acessíveis pelo portal da Prefeitura estão agregados na mesma página, como emissão de DAM, consulta de cadastro e certidão negativa de débitos. Na página, o contribuinte pode verificar a situação de tributos, como IPTU, ISS e Taxa de Licenciamento e até baixar um extrato dos pagamentos feitos.

Jonas Sala

Segundo o secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, o Governo Para Pessoas tem buscado facilitar ao máximo o acesso aos programas, projetos e serviços oferecidos à população, e a oferta de recursos digitais é mais uma forma de fazer isso.

O secretário também destacou que a ampliação dos serviços oferecidos pela internet vai otimizar o atendimento presencial na Sefin, já que o número de cidadãos que procuram o setor deve ficar menor, o que reduzirá o tempo de espera. “Estamos oferecendo uma alternativa aos contribuintes, pois as portas da secretaria estarão sempre abertas”, enfatizou.

Para acessar os serviços da Sefin, o contribuinte pode clicar no banner principal do portal da Prefeitura ou na aba FINANÇAS, no lado direito da tela, onde encontrará a opção Serviços Online –SEFIN.