A construção da Vila Junina está ganhando forma na Praça 9 de Novembro. Para conferir o trabalho que está sendo realizado, com todo cuidado, pelos 14 servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a prefeita Sheila Lemos visitou a praça na tarde dessa segunda-feira (29). A previsão é que o espaço, que faz parte da ornamentação do São João e este ano vai homenagear Marinês, a Rainha do Xaxado, seja entregue à população no dia 6 de junho.


“A nossa Vila Junina sempre ficou no Glauber Rocha, e sempre foi um sucesso. Dessa vez, estamos trazendo para o Centro da cidade, pois era uma solicitação das pessoas para que trouxéssemos a Vila para o Centro, para que mais pessoas pudessem usufruir dela e por mais tempo”, explicou a prefeita Sheila Lemos.

Na oportunidade, a gestora deixou o convite para a população: “Você e sua família podem vir ao comércio de Vitória da Conquista, à Praça 9 de Novembro, para conhecer a Vila Junina, tomar caldo, comer milho, amendoim e outras comidas típicas da nossa festa”.

A Vila Junina é uma das principais atrações do Arraiá da Conquista, mantendo viva a tradição e raiz dos festejos de São João. São casinhas de pau a pique e uma capela, que simulam um pequeno vilarejo, transmitindo a sensação da típica festa junina no interior nordestino. A partir do dia 12, além de visitar o espaço, o público também poderá curtir o forró dos artistas que se apresentarão na praça.

O coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, deu mais detalhes sobre os festejos. “Vamos ter apresentações de quadrilhas, a ornamentação deste ano vai ser especial, vamos aproximar mais as bandeirolas para proporcionar um aconchego maior, elas vão aparecer mais. Também teremos as atrações musicais, com grandes artistas se apresentando no palco. E a nossa expectativa é de um público bem maior”, disse.

Ainda de acordo com ele, este ano, o espaço fará uma homenagem a Inês Caetano de Oliveira, que artisticamente se consagrou como Marinês. Pernambucana erradicada na Paraíba, ela foi batizada por Luiz Gonzaga como rainha do xaxado. O músico também convidou a cantora e compositora para integrar suas apresentações, e os dois realizaram um trabalho marcante juntos.