Evento segue até quinta-feira, 29

O talento dos alunos do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista pode ser conferido no recital de fim de ano da instituição, que teve início na noite desta terça-feira, 27. Durante o evento, realizado na casa Memorial Régis Pacheco, os estudantes de diversas idades têm a oportunidade e o desafio de apresentar publicamente o que aprenderam.

“O recital é a oportunidade que os nossos alunos têm de apresentar os resultados de um ano de dedicação e estudo. Nós ficamos felizes de saber que o conservatório produz coisas belíssimas e sabemos que um dia nossos alunos terão renome nacional. Hoje, já temos ex-alunos fazendo faculdade de música, o que nos deixa muito feliz”, comentou a coordenadora do conservatório, Arlaine Bonfim.

No recital, os alunos iniciantes e os mais experientes mostram a técnica adquirida nos cursos de piano, flauta doce e transversal, teclado, acordeão, viola e violão. O estudante de flauta doce, Rafael França dos Santos, 22, falou sobre seu gosto pela música clássica e destacou a satisfação em participar do evento promovido pelo conservatório. “A música toca as pessoas e a flauta é um instrumento bastante exótico. É como se ela falasse, ganhasse vida. A flauta tem voz própria, é a voz do vento”, disse Rafael, que estuda no conservatório há um ano.

Além da apresentação dos alunos, o recital conta com a participação de professores e outros artistas. No primeiro dia do evento, os artistas Geslaney Brito, Iara Assessu e Date Sena apresentaram seu projeto Tambores e Sementes. Eles executaram quatro músicas do disco que está em fase de produção. “O Tambores e Sementes aborda a música produzida no sudoeste da Bahia e norte de Minas. Nós fizemos uma mistura entre essas músicas e outra cirandas que nós, mais antigos, conhecemos”, declarou o músico e professor do conservatório, Geslaney Brito. Os artistas presentearam o conservatório com livretos, contendo letras e cifras das músicas de seu projeto, contemplado pelo Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia/Funceb.

Nessa quarta-feira, 28, se apresentará o pianista, Pablo Fornasari. O evento segue até a quinta-feira, 29, com programação
recheada de boa música. Além das apresentações instrumentais, o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho realizado com as crianças do coral infanto-juvenil do Conservatório.

O Conservatório – O Conservatório de Música de Vitória da Conquista é mantido com recursos da Prefeitura Municipal. Não há custo algum para os alunos. As inscrições são gratuitas, e os instrumentos também são disponibilizados a custo zero. Em todo o interior da Bahia, trata-se do único conservatório musical com essas características. Atualmente, cerca de 400 alunos estão matriculados na instituição.