Notícias
Postado em 5 de dezembro de 2012 as 20:20:54 e atualizado em 10 de dezembro de 2012 as 17:43:53
Discutir os problemas e apontar as soluções para o sistema de saúde de forma participativa e democrática, garantindo a todos o direito a voz. Esse é o papel do Conselho Local de Saúde, que é formado por membros da comunidade e da equipe das unidades de saúde. Na tarde dessa terça, 4, o Conselho de Saúde da Unidade Régis Pacheco realizou a última reunião de 2012. Durante o encontro, os participantes aprovaram a ata do encontro anterior e receberam informações sobre o funcionamento da unidade, a importância do cadastramento do cartão SUS e as atividades que foram e serão desenvolvidas pela unidade.
Na ocasião, a gerente da unidade, Rose Gigante, destacou a importância dos encontros. “As reuniões do conselho nos ajudam a passar para os usuários o que está acontecendo na unidade. É uma oportunidade para falarmos dos serviços que oferecemos e explicarmos os cuidados que o indivíduo deve ter com a sua saúde. Além disso, abrimos espaço para a população falar o que está faltando e também elogiarem os serviços”, afirmou.
Os usuários, que compareceram em peso ao encontro, aprovam a iniciativa. A aposentada, Laézia Meira, contou que frequenta desde março as reuniões. “Eu acho muito importante participar desses encontros porque nós ficamos sabendo de tudo o que acontece aqui: as novidades, os exames que a gente pode marcar, e isso é muito bom. Participo das reuniões desde março deste ano e estou muito satisfeita com os serviços prestados pela unidade”, destacou.
Até novembro de 2012, o Régis Pacheco já realizou 77 mil procedimentos e as reuniões do Conselho Local de Saúde acontecem sempre na primeira terça-feira do mês.