A Prefeitura de Vitória da Conquista aguarda a chegada, prevista para esta terça-feira (2), de um lote de 7.800 doses de vacinas contra a dengue que sobraram de outros municípios, e cujo prazo de validade vai até 30 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai iniciar a aplicação das vacinas já na quarta-feira (3), em quatro unidades de saúde: Nestor Guimarães, Vila Serrana, Jardim Valéria 1 e 2 e Pedrinhas.

A partir de quinta-feira (4), as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, incluindo as da Zona Rural. O público-alvo são crianças com idade de 10 a 14 anos.

A vacinação será disponibilizada das 8h às 13h, pois, no período vespertino, as unidades de saúde estão dedicadas ao atendimento de pacientes com sintomas de dengue. A logística de vacinação elaborada pela SMS envolve, inclusive, uma ação no modelo “drive thru”, no sábado (6), também das 8h às 13h, no estacionamento do campus local da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, chama a atenção para o fato de que as vacinas são sobras de lotes que originalmente foram enviadas pelo Ministério da Saúde a outros municípios, que acabaram não sendo utilizadas, e cujo prazo de validade se encerra no final deste mês.

“Lembrando que são vacinas seguras para a gente aplicar nas nossas crianças. E nós vamos ter que agir de forma rápida para que a gente possa aplicá-las”, destaca Vinícius.

Outro aspecto a ser observado, ainda de acordo com o secretário, é o fato de que as vacinas só estão chegando por causa das sobras – já que, na lista de 154 municípios contemplados com doses da vacina contra a dengue, divulgada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (28), Vitória da Conquista ficou de fora.

“Já saiu a segunda lista de cidades que receberão as vacinas do Ministério da Saúde e Vitória da Conquista ainda não foi contemplada. A gente vai receber as doses que sobraram. E a gente continua cobrando do Ministério da Saúde vacinas para Vitória da Conquista, já que a gente está neste momento epidêmico importante”, registra Vinícius Rodrigues.

Na primeira lista dos 115 municípios baianos escolhidos pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue, Vitória da Conquista não foi incluída por, segundo o MS, não atendia ao critério de alta transmissão exigido.

Na época, por meio doInforme Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue, em razão da menor oferta de doses da vacina disponíveis para o ano de 2024, o Governo Federal priorizou os municípios com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos (2013 a 2022), independentemente do porte populacional, e com maior predominância da dengue de sorotipo 2, a exemplo de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus.

Em todo o país, 500 municípios foram escolhidos na primeira lista. A estratégia foi definida a partir da análise das chamadas Regiões de Saúde, na qual Vitória da Conquista não estava enquadrada, graças ao trabalho de enfrentamento à dengue desenvolvido pelo Governo Municipal.