A partir do de outubro, a companhia teatral Operakata vai seguir viagem rumo ao extremo sul, baixo sul e litoral sul da Bahia para apresentar o espetáculo “Bagunçu – Memórias em Cena”. A peça será encenada nas cidades de Porto Seguro, Valença e Itabuna, com o patrocínio da Secretaria de Cultura do estado (Secult).

O espetáculo já foi apresentado em Vitória da Conquista, terra natal da Companhia, nos anos de 2008 e 2012. Somada a apresentação, o público desses três locais poderá participar de oficinas gratuitas de Interpretação Teatral e de um bate papo sobre o espetáculo, o grupo e o processo de criação dele.

“Bagunçu – Memórias em Cena” – Realidade, ficção, memória e imaginação estão presentes nesse espetáculo, cujo texto é de autoria do diretor Gilsergio Botelho. Bagunçu apresenta a história de uma menina sonhadora que transforma uma realidade, por vezes trágica, em uma declaração de amor à vida.

À medida que Belinha vai narrando seu cotidiano, o público vai presenciando a vida nordestina do início do século XX. A peça busca fazer uma leitura poética dessas realidades a partir da protagonista.

Cia Operakata de Teatro – Criada em 2003, pelo diretor e ator Gilsergio Botelho, a Companhia se dedica à pesquisa e a experimentação das mais diversas linguagens cênicas, mantendo um repertório de espetáculos autorais. Ao longo de uma década, o grupo participou de projetos artísticos, didáticos e socioculturais e de festivais nacionais e internacionais, sendo o único grupo do interior baiano, no ano de 2012, selecionado para participar da 13ª Edição do Festival de Cenas Curtas do Cine Horto Galpão/BH. Ainda em 2012, a Cia participou do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT/2012) e V Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2012).

Confira a agenda de apresentações:

  • Porto Seguro: 04 e 05 de outubro (Centro de Cultura de Porto Seguro)
  • Valença: 10 e 11 de outubro (Centro de Cultura Olívia Barradas)
  • Itabuna: 19 e 20 de outubro (Centro de Cultura Adonias Filho)

* Com informações da Companhia Operakata