A ação teve início nessa quarta-feira (31) e se estende até o dia 9 de agosto.

A sua lâmpada comum pode se tornar uma lâmpada de LED de forma totalmente gratuita. O responsável por isso é o projeto “Energia com Cidadania”, da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a caravana do projeto está instalada no Centro Glauber Rocha atendendo à população. A ação teve início nessa quarta-feira (31) e se estende até o dia 9 de agosto.

A caravana atenderá à população no Centro Glauber Rocha até o dia 9 de agosto

Para efetuar a troca das lâmpadas, é preciso ser morador de comunidade popular ou da zona rural, ou ter cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e não possuir débitos com a Coelba. É necessário ainda apresentar a última conta de luz paga, o documento de identificação do titular da conta e o da pessoa que comparecer em seu lugar, se for o caso. O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; exceto no dia 9, quando as atividades serão encerradas às 13h.

Com isso, o cidadão que levar até cinco lâmpadas fluorescentes, incandescentes e halógenas pode efetuar a troca por cinco lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas. Além disso, uma série de outros serviços está disponível durante a ação, como negociação de débitos, cadastramento na TSEE e solicitação de ligação ou religação de energia. As pessoas que comparecem à caravana também são convidadas para um bate-papo sobre hábitos de consumo consciente.

“Nós fomos procurados pela Coelba para dar esse apoio, com o Glauber Rocha, para atender à comunidade com a troca de lâmpadas. Com esse apoio, estamos cedendo o espaço Glauber e entramos nessa parceria. É um projeto muito bom, a troca de lâmpadas mais antigas por lâmpadas LED, e está tendo um atendimento elevado”, conta Jadiel Albino, coordenador de Economia Solidária.

“Energia com Cidadania” – Ainda por meio de outra vertente do projeto “Energia com Cidadania”, a parceria entre a Prefeitura e a Coelba possibilitou a troca das 61 lâmpadas fluorescentes da Escola Municipal Fidelcina Carvalho. De acordo com a Coelba, o objetivo é promover a eficiência no sistema de iluminação em prédios públicos, gerando uma redução de até 40% no consumo de energia nesses locais.