Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 1 de abril de 2023 as 08:34:50
Até o próximo dia 30 de abril, quem for à Casa Memorial Régis Pacheco, localizada na Praça Tancredo Neves, Centro da cidade, vai poder prestigiar a instalação artística intitulada “O olho da Rua”. A instalação, que reúne fotografias e projeções desenvolvidas por estudantes do 3º semestre do curso de Jornalismo da Uesb, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).
“A universidade tem esse diálogo com os espaços públicos culturais da cidade e, dentre eles, o que mais chamou a atenção da professora que está à frente da atividade foi o Memorial. Então, apoiamos com o espaço, sugerimos o calendário para ter uma duração satisfatória para que tanto a população conquistense quanto os turistas venham visitar, promovendo assim, o turismo cultural”, contou o servidor da Sectel, Marley Vital.
Segundo a professora Adriana Camargo, que assina a curadoria e a direção criativa da instalação, “O olho da Rua” trabalha a diversidade dos bairros de Vitória da Conquista e região, a partir de seus moradores, cotidiano e profissões e integra o projeto, conduzido pela professora, intitulado “Transversalidades: jornalismo, diversidade e audiovisualidades”. Aproximadamente 35 alunos da disciplina de Fotojornalismo foram envolvidos na atividade.
- Adriana Camargo
- Gabriela Nascimento e Diana Freire
Esta é a segunda vez que a professora expõe o resultado de um trabalho na Casa Memorial Régis Pacheco. A primeira foi autoral e dessa vez, com os alunos à frente. Adriana comentou a importância do apoio da Prefeitura. “Acho que a cultura é essencial para o processo de formação do sujeito. E esse é um momento extra muros da universidade em que a Prefeitura foi essencial por ceder o espaço, essa casa tão linda para a instalação. Fico muito feliz!”, assegurou.
Quem também está feliz em ver seu trabalho exposto num dos principais espaços públicos culturais da cidade é a estudante Gabriela Nascimento, cujo olhar fotográfico se voltou, ao lado da colega Diana Freire, para o bairro Urbis VI. “Esse é um lugar diverso. Então, tentamos retratar isso, a particularidade desse bairro, a vivência dos moradores. Foi muito impactante fazer esse trabalho e ter o trabalho exposto aqui é uma realização muito grande”, disse.
A exposição “O olho da rua” pode ser visitada durante a semana, em horário comercial.