Caminhada movimentou este domingo (11) na Olívia Flores

Em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos e da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, o Clube da Amizade realizou uma caminhada neste domingo (11) em comemoração do Dia Internacional da Mulher.

“É o momento de estarmos homenageando, mas também chamando atenção para o motivo de ter sido criada esta data de 8 de março. Que os avanços continuem, que as mulheres continuem cada vez mais ocupando seu espaço na política e na sociedade de uma forma em geral, que mulheres levantem outras mulheres”, destacou a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Sabrina Menezes.

A presidente do Clube, Irlândia Rocha, falou sobre a data e o ato na Avenida Olívia Flores. “Hoje é um dia para lembrarmos o trágico acontecimento com mulheres que lutavam por direitos. Queremos marcar esse dia como uma continuação da luta da mulher pela ocupação do seu espaço, pelos seus direitos. Essa caminhada é para chamar atenção, temos muitas conquistas, mas há muito a se conquistar”.

Este foi um ato de integração e conscientização entre as participantes

O Clube da Amizade foi fundado em 1958 por uma mulher, Lisete Mármore, mãe do ex-prefeito e atual procurador-geral da Prefeitura de Vitória da Conquista, Murilo Mármore. Surgiu com o objetivo de promover a amizade e ações sociais. “Surgiu da necessidade de um grupo de senhoras de promover encontros que resultariam não só em amizades, mas também em voltar seu olhar para as pessoas mais carentes, principalmente para crianças”, explicou.

Membro do Clube há 20 anos, a professora Maria das Graças Rodrigues falou sobre a importância da caminhada. “Estamos vivendo um momento tão delicado, onde mulheres são agredidas a cada minuto, então hoje é de fundamental importância contribuir para a conscientização da sociedade sobre o papel da mulher no cenário político, social e econômico”, afirmou.

A programação comemorativa promovida pela Prefeitura continua até o fim do mês, confira: Mês da Mulher – Tod@s por Elas.