Ao final da exibição, o público debate o tema do filme

Refletir sobre o cenário político do século passado e seus desdobramentos nos dias de hoje é a proposta do Cineclube J. Murilo, instalado na Praça CEUs, com exibições nas terças e quintas desde o início do ano. Nesta quinta (19), o filme exibido pela mostra “Realidades sociopolíticas do século XX”, é um clássico da obra do francês Jean Luc Godard: “Salve-se quem puder (A vida)”. “Um dos mais difíceis de Godard”, comentou o debatedor da noite, o cineasta George Neri, responsável pela curadoria da mostra.

“Exibimos filmes que não relaxam a gente, pelo contrário, eles provocam. São todos filmes que tratam de política, política no sentido estrito. A gente está debatendo aqui desde a política como é entendida no senso comum até mesmo as relações entre as pessoas”, explica o coordenador do projeto, Afonso Silvestre.

A cada sessão, um convidado faz provocações ao final da exibição, abrindo espaço para o debate e para reflexões sobre o filme e a temática abordada. “O resultado está sendo bastante positivo. O que nós queríamos era suscitar o debate e estamos tendo aqui debates de todas as formas, tem sido excelente”, avalia o coordenador.

Sobre a proposta do cineclube, o jornalista e crítico de cinema, Rafael Carvalho, parabeniza a iniciativa. “Esse tipo de atividade é muito importante. Manter uma experiência de cineclube como ela deve ser, com exibição, comentário e discussão, é muito interessante, pois a gente tem uma carência desses espaços, com essas possibilidades. Espero que essa programação seja constante”, deseja.

Clássicos do cinema mundial estão em cartaz na mostra

O projeto é apoiado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e financiado pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura. “Nossa intenção é incentivar ações como esta do cineclube J. Murilo, que ocupem os nossos espaços e promovam momentos de participação e de contato com a arte”, afirma a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha.

Quatro filmes ainda serão exibidos dentro desta mostra. As exibições começam às 19h e são gratuitas. Confira a programação:

24/4: Opinião Pública (Arnaldo Jabor)

26/4: Retrato de Classe (Gregorio Bacic)

1/5: Anjos do Arrabalde (Carlos Reichenbach)

3/5: Os vivos e os mortos (Jonh Huston)

De acordo com a organização, as atividades do cineclube voltam no segundo semestre, com a realização de uma mostra sobre o papel da arte.

Público desta quinta (19) na Praça CEUs

SERVIÇO
Cineclube J. Murilo
Terças e quintas, até 3 de maio
19h
Local: Praça CEUs