Desenvolvimento Econômico
Postado em 25 de março de 2014 as 17:50:03
Criado em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa de Inclusão Sociodigital da Bahia, o Centro Digital de Cidadania (CDC) é mais uma oportunidade para que o cidadão, especialmente o de baixa renda, tenha livre acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Em Vitória da Conquista, estes CDCs funcionam em vários espaços. Um deles, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Bairro Jurema, está aberto à comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Por meio do CDC, o usuário pode acessar gratuitamente páginas da web, o correio eletrônico e produzir trabalhos e documentos. Além disso, ele tem a oportunidade de desenvolver estudos e pesquisas, bem como capacitar-se, por meio dos cursos e oficinas oferecidos no uso de programas de informática e da internet.
Segundo o coordenador da área Socioprofissional e de Apoio a Indústria da Semtre, Eduardo Arêas, a intenção é ampliar o espaço e também utilizá-lo como laboratório para diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Qualifica Conquista. “Pretendemos oferecer, ao longo do ano, cursos com maior carga horária, que qualifiquem de forma ainda mais satisfatória o jovem”. Ele também falou sobre novos projetos. “Estamos estudando a possibilidade de fazer uma parceria com as escolas municipais para que as turmas dessas unidades possam utilizar o Centro com o objetivo de fazer pesquisas acadêmicas”, completou.
Também por meio do CDC, qualquer pessoa pode, por exemplo, manter contato com a Ouvidoria Geral do Estado e do Município, bem como obter documentos importantes, a exemplo, de certidões junto a instituições públicas municipais, estaduais e federal.