Fomentar e apoiar a Economia Solidária são os principais objetivos do Cresol

Vitória da Conquista está prestes a ganhar mais um equipamento de fomento e apoio à Economia Solidária. É o Centro de Referência em Economia Solidária (Cresol), que está em construção no primeiro andar do Mercado do Bairro Brasil.

O Cresol será composto por loja solidária, espaços administrativos para os grupos, áreas para formação e inclusão digital, auditório e oficinas de produção destinadas à inclusão produtiva de empreendedores das zonas rural e urbana. Para a instalação do centro, estão sendo investidos R$ 571 mil.

Gildelson Felício

Segundo o secretário Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), Gildelson Felício, a cidade já é referência em Economia Solidária e o Cresol vai ampliar ainda mais o apoio aos investimentos do setor. “Será um salto extraordinário para a Economia Solidária. Esse é um equipamento multifuncional de articulação e fomento, oferecendo organização, qualificação, acesso ao microcrédito, assessoria técnica, incentivo à comercialização e às manifestações culturais”, destacou.

Por meio da Semtre, a Prefeitura Municipal apoia a organização de empreendimentos coletivos do segmento e proporciona oportunidades de comercialização dos produtos dos grupos solidários. Além disso, atua na difusão do artesanato local e promove a formação e a qualificação de novas pessoas interessadas em fazer parte do movimento solidário.