Notícias
Postado em 1 de setembro de 2023 as 17:16:04
Nas últimas semanas, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido intensificado em Vitória da Conquista. O município já registrou, só neste ano, 3.260 notificações, sendo 1.180 casos confirmados para dengue, zika ou chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.
Neste ano, também foi confirmado o óbito de um morador do município por dengue grave. Outro óbito com suspeita de dengue ainda segue em investigação na Câmara Técnica das Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Só no último mês de agosto, foram confirmados 95 novos casos de arboviroses no município. A tendência é que esse número venha a aumentar com a chegada da primavera/verão, que são meses típicos de chuvas e temperaturas mais altas.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Gabriela Andrade, nos últimos dias, o município voltou ao alerta vermelho. “Estamos observando um aumento das notificações, mesmo porque têm sido dias mais quentes que favorecem a reprodução do mosquito. Estamos tomando as medidas necessárias de controle, com o apoio do fumacê fazendo aplicação do UBV em 27 bairros e com a intensificação do trabalho dos agentes de endemias nos locais com maior número de ocorrências, mas precisamos do apoio da população”, afirmou Gabriela.
Na luta contra o Aedes aegypti, não deve haver trégua. É necessário que cada morador faça a sua parte dentro de casa, todos os dias do ano, para evitar situações que favoreçam a reprodução do mosquito e, consequentemente, o adoecimento pelas arboviroses.
Medidas simples são eficazes no combate ao mosquito, como observar, sempre, a vedação dos reservatórios de água, manter hábitos de limpeza para evitar o acúmulo de água parada em qualquer objeto que possa servir de criadouro para o mosquito e fazer o descarte correto do lixo, em horários e locais apropriados.
Para denunciar a situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número (77) 3429-7419. Os agentes irão até o local para fazer a vistoria.