A Prefeitura instalou um sistema de segurança por no Centro Cultural Glauber Rocha, espaço que recebe grande público, seja em eventos ou por causa do funcionamento da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), boxes de comercialização do programa Economia Solidária e postos de atendimento de prestadores de serviço Coelba e Embasa. O sistema entrou em funcionamento nesta terça-feira (6).

Ao todo, são 17 câmeras instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de garantir mais segurança para quem utiliza o espaço. “Esse sistema é muito importante para que o Centro Cultural Glauber Rocha e a nossa PZO fiquem sempre preservada, os nossos servidores tenham segurança no trabalho, da mesma forma que todos os munícipes que vêm aqui para os atendimentos”, avaliou a prefeita Sheila Lemos, durante a apresentação do sistema.

O sistema é operado pela empresa Weblan Net em parceria com a UPVC Internet e já esteve em funcionamento em outras ocasiões, como no Arraiá da Conquista. O acompanhamento das imagens que, futuramente, permitirão, entre outros, o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, é feito por meio de aplicativo instalado no celular, bem como da própria PZO e pela Guarda Municipal, a partir de sua sede.

De acordo com o comandante da Guarda, capitão Cristóvão Lemos, esse sistema aumentará a eficiência do trabalho de vigilância já realizado pelo efetivo no Glauber Rocha. “Aqui, contamos com a Guarda 24 horas por dia, além de seis guardas no patrulhamento das 7h às 19h e apoio da viatura. Então, com esse monitoramento, conseguiremos, por exemplo, poupar o deslocamento da viatura em situações nas quais ela não for necessária”, disse.

Para o coordenador do comitê gestor da PZO, Wal Cordeiro, o sistema representa um grande avanço para o espaço, onde são atendidas diariamente cerca de 600 pessoas e funcionará como um importante laboratório para que o mesmo sistema funcione em outros espaços da Administração Municipal, a exemplo das feiras.

Novo fardamento e homenagens

Durante o “Café com a prefeita”, reunião que a prefeita Sheila Lemos mantém com os servidores da PZO, por ocasião da comemoração dos aniversários do mês, a gestora fez a entrega do novo fardamento dos trabalhadores. “Comemorar o aniversário desses servidores é muito importante. É uma forma de estarmos confraternizando, interagindo, nos conhecendo, afinal de contas nós temos mais de 9 mil servidores. É muito salutar começar o dia assim”, enfatizou a prefeita.

Para Dayse Andrade, aniversariante do mês de agosto e integrante do Núcleo de Projetos da Prefeitura, o momento representa um marco e um momento fundamental de confraternização com os colegas. “É importante para lembrarmos que quando estamos no serviço público também devemos celebrar e nada melhor do que marcar esse momento com a celebração do nosso aniversário”, disse a servidora.

Ainda durante o evento, que teve, ainda, participações dos secretários de Educação, Edgard Larry, e de Finanças, Jonas Sala e secretária de Governo, Geane Oliveira, além de outros membros da gestão, o artesão Terlino Moura, um dos permissionários dos boxes da Economia Solidária que funcionam no Centro Cultural Glauber Rocha, apresentou os artigos que confecciona há 35 anos.