Desde o começo da pandemia, o Centro de Atenção Municipal Covid-19 tem sido um serviço fundamental para prestar suporte às equipes de Atenção Básica do município na assistência direta aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A implantação da unidade foi uma das primeiras medidas tomadas pelo Governo Municipal para o enfrentamento da pandemia e também um dos primeiros do país.

Mesmo com a redução dos casos e da contaminação, o centro continua em atividade. Este ano, foram realizados 8.497 atendimentos, entre consultas médicas, testes e dispensação de medicamentos. Em um dos momentos mais críticos da pandemia, o serviço já chegou a fazer mais de mil atendimentos em um único mês. Mas a boa notícia, que também já era esperada, é que os números foram caindo gradativamente.

Em uma comparação entre os meses de maior e menor demanda, em março deste ano foram feitos 1.365 atendimentos e em abril 1.212. Já em agosto, o centro realizou 315 atendimentos e em setembro o número reduziu ainda mais, para apenas 99 atendimentos, uma redução de mais de 92% de março para setembro.

No último mês, foram contabilizados 377 atendimentos. Esse número pode oscilar de acordo com alguns feriados que acontecem durante o ano, quando muitas pessoas viajam e retornam apresentando com algum quadro de síndrome gripal, e procuram o serviço para ser testado.

Desde o mês de agosto o Centro Covid-19 passou a funcionar em regime de 12 horas, com isso, dobrou a capacidade de atendimento durante o dia. A mudança se deu porque no período da noite foi observada uma queda significativa do fluxo de pacientes.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, afirmou todos os passos tomados pela gestão para o controle da pandemia foram bem articulados. “Sempre pensamos a um passo a frente. Foi uma decisão acertada e baseada nos dados estatísticos que nós temos da Covid-19 no nosso município, pois já prevíamos essa redução de notificações com o decorrer dos meses seguintes. Tudo isso é reflexo das políticas corretas que adotamos no município desde o início da pandemia e, claro, com o avanço da vacinação da nossa população”, destacou.

O Centro Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h, com atendimento médico nos dois turnos. Para agendar consulta ou testagem, o cidadão pode entrar em contato pelo Call Center pelo número (77) 3429-3450 ou fazer a sua notificação on-line pelo notifica.pmvc.ba.gov.br.