Antes que a ornamentação natalina da Praça Tancredo Neves fosse inaugurada, no domingo (20), antecipando o Natal Conquista de Luz, houve um trabalho de produção que durou mais de um mês, envolvendo servidores públicos que atuam em pelo menos quatro secretarias do Governo Municipal: Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Educação (Smed), Meio Ambiente (Semma) e Serviços Públicos (Sesep).

A concepção artística da ornamentação começou a ser pensada logo depois do Natal de 2019, quando o falecido prefeito Herzem Gusmão designou o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, para uma viagem a Salvador em busca de referências sobre tipos de ornamentação natalina que pudessem ser desenvolvidas em Vitória da Conquista.

A ornamentação foi uma ideia concebida em conjunto com o eletricista Cleione Cordeiro da Silva, servidor da Semma que desenvolveu o projeto luminotécnico – cuja instalação contou com a parceria de técnicos da Sesep.

Túneis foram instalados nos caminhos por entre os canteiros

A cenografia do presépio foi desenvolvida sob a coordenação da artista visual Cleide Nágida de Oliveira, da Coordenação de Eventos da Smed, responsável pela criação de cenários em eventos municipais como o desfile de 7 de Setembro.

“A ideia foi trazer mais para a questão regional. Então, demos a ideia de que se colocassem burrinhos em lugar dos camelos. E Nágida, como sempre, que tem muitas ideias, desenvolveu o nosso presépio catingueiro”, observa Alecxandre Magno.

Para alcançar resultado, que pode ser visto todos os dias, a partir das 18h, o projeto envolveu a instalação de mais de um milhão de microlâmpadas coloridas. A bandeira de Vitória da Conquista surge suspensa em primeiro plano, como se estivesse pairando sobre o principal espelho d’água da Praça Tancredo Neves. É possível notar que o lago reflete a imagem do símbolo oficial conquistense – o que compõe um cenário digno dos antigos cartões postais natalinos.

Logo atrás, em razão da Copa do Mundo, que este ano acontece em novembro e dezembro, a bandeira do Brasil também ganhou destaque. Além disso, túneis de luzes foram instalados em formato retangular nos caminhos por entre os canteiros – diferentemente do Natal do ano passado, quando havia cortinas e túneis em formatos circulares.

Em primeiro plano, a bandeira de Vitória da Conquista, refletida no espelho d’água; logo atrás, a bandeira do Brasil

O tradicional presépio também traz novidade. Em lugar da temática original do contexto histórico que envolveu o nascimento de Cristo, há particularidades regionais. Não há camelos, e sim animais que são familiares aos conquistenses, como burrinhos e carneiros. Os três Reis Magos estão lá, com seus respectivos presentes para o menino Jesus (ouro, incenso e mirra) e suas vestes típicas do Oriente Médio. Mas o trio divide o espaço com os integrantes de um terno de reis vestidos a caráter, com seus chapéus e roupas brilhantes e munidos de viola, zabumba e outros instrumentos relacionados ao reisado.

Segundo a artista Nágida, o objetivo é aproximar a comunidade de suas raízes, valorizando nossas tradições locais. “Para tanto, fizemos o uso de elementos da cultura nordestina como; o fuxico, o crochê, balaio, chapéu de couro, rede e outros elementos importantes e representativos na nossa cultura”, explica ela. A equipe executora contou com 12 pessoas entre marceneiros, costureiros, pintores e artistas plásticos.

Ao presépio foram incorporados elementos regionais, como símbolos dos Ternos de Reis

Antes que toda a ornamentação fosse feita, servidores da Semma trabalharam durante aproximadamente um mês na preparação da Praça Tancredo Neves. Mais de vinte pessoas por dia se revezaram na limpeza dos lagos, dos tanques subterrâneos e até mesmo das pedras que compõem a paisagem do local. Além desse pessoal, a Semma cedeu os veículos necessários para a operação de limpeza. “As luzes dão todo o brilho, mas é preciso estar com o paisagismo da praça impecável para poder receber a comunidade durante o período de Natal”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Antes de tudo, servidores da Semma fizeram a limpeza da praça, preparando-a para receber as luzes natalinas

 

O Natal Conquista de Luz na Praça Tancredo Neves, incluindo luzes e presépio, está à espera dos visitantes até 6 de janeiro, quando se celebra o Dia de Reis.