Notícias
Postado em 31 de março de 2014 as 08:05:26
Na semana em que foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma série de capacitações com objetivo de orientar os trabalhadores de serviços que atendem um grande público como o Presídio Nilton Gonçalves, o Albergue Nosso Lar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop) e unidades de saúde da Rede de Atenção Básica do Município.
Para a enfermeira do Centro, Edilene Viana, a ideia dos profissionais do serviço foi difundir as informações sobre a tuberculose -doença que tem cura, se a pessoa fizer o tratamento. “Nós sabemos que apesar dos avanços com tratamento da doença, ainda há pessoas que morrem por tuberculose, então quanto mais profissionais capacitados sobre o assunto, mais fácil será identificar os sintomas da doença logo no início”, esclareceu Edilene.
Um dos serviços visitados pela equipe do centro foi o Albergue Nosso Lar, que atende 55 idosos. Para a coordenadora de enfermagem, Carla Georgia, a capacitação serviu para qualificar o atendimento prestado pelo Albergue. “Nós sabemos que uma equipe bem qualificada deve estar capacitada. Então, hoje toda nossa equipe está mais apta para identificar os sinais e sintomas da tuberculose”, ressaltou Carla.
Durante a capacitação, a assistente social, Neuma Rocha, falou sobre a doença e esclareceu dúvidas sobre a conduta com o paciente de tuberculose. “É preciso considerar a possibilidade de tuberculose sempre que uma pessoa apresentar torce persistente por mais de três semanas. Ela deve, inclusive, ser encaminhada para uma unidade de saúde ou para centro de referência”, alertou Neuma.
Em 2013, o serviço notificou 92 casos novos da doença.