Na manhã desta quarta-feira, 16, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma sessão especial em comemoração dos 14 anos do Banco do Povo. A iniciativa foi do vereador Coriolano Moraes Neto.

A instituição surgiu oficialmente no dia 03 de março de 2000, com o objetivo de garantir Microcrédito Produtivo Orientado a empreendedores que, por não terem renda fixa, não obteriam financiamento em outras entidades bancárias.

Participaram da sessão o assessor especial de Gabinete, representando o Governo Municipal, Gildásio Silveira; o presidente da Instituição de Crédito Conquista/Banco do Povo, Cláudio Cardoso; o presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED), Almir Pereira; o diretor da Instituição de Crédito Conquista/Banco do Povo, Hermes Bonfim; e a representante dos clientes da instituição Crédito Conquista/Banco do Povo, Jucélia Teixeira.

Em sua fala, Gildásio Silveira, destacou a importância da criação da instituição para a cidade. “É algo que transforma para melhor a vida das pessoas. É uma instituição de sucesso e temos mesmo que comemorar. O Banco do Povo está de parabéns e desejo ainda mais sucesso para todos”, afirmou.

O presidente do Banco do Povo, Cláudio Cardoso, manifestou satisfação pelo momento. “O projeto é vitorioso e inovador. Tem garantido que as pessoas tenham acesso ao microcrédito de uma forma simplificada e isso tem ajudado bastante os pequenos empreendedores. Agora, o maior desafio é continuar com essa caminhada de sucesso”, comentou Cláudio.

O Presidente da ABCRED, Almir da Costa Pereira, ressaltou que foram experiências bem sucedidas, como a de Vitória da Conquista com o Banco do Povo, que incentivaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criar a política do microcrédito em 2005, cinco anos após a criação do Banco do Povo. “A atividade de microcrédito aqui nessa cidade tem um valor vital para as pessoas que a utilizam, então todos os envolvidos nesta instituição estão de parabéns”, disse.

A cliente do Banco do Povo, Jucélia Teixeira, que inclusive já recebeu uma placa da instituição, afirmou que é um orgulho poder representar clientes do Banco. “Para mim esse banco foi uma benção, me ajudou bastante”, revelou.