Integrando a campanha municipal “Troque o Preconceito pela Prevenção”, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta segunda-feira, 2, uma ação com objetivo de sensibilizar a comunidade para a realização do teste HIV e contra o preconceito, na Praça 9 de Novembro. O local foi escolhido devido ao grande fluxo de pessoas que passam por lá diariamente.

Na ocasião, os funcionários do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav) ofereceram o exame de HIV e de sífilis, distribuíram preservativos e também deram orientações sobre a aids, com a entrega de material educativo.

Jaciara Mendes, coordenadora do Caav

Segundo a coordenadora do Caav, Jaciara Mendes, as campanhas são feitas anualmente em locais com grande fluxo de pessoas. “Ontem nós fizemos na feira de bairro Brasil e hoje aqui na Praça 9 de Novembro, para facilitar o acesso das pessoas à realização do exame de HIV. Por conta do tratamento, as pessoas que têm aids vivem bem, trabalham, se divertem, fazem todas as coisas que qualquer cidadão faz. Então as pessoas acabam relaxando na prevenção, mas é sempre importante usar preservativo e a prevenção deve ser constante”, explicou Jaciara.

Edimar Tiago Neto

A auxiliar de serviços gerais, Edimar Tiago Neto, fez o exame pela primeira nesta segunda-feira. “É muito importante para a população esse serviço que a Prefeitura está oferecendo aqui hoje. Eu nunca tinha feito esse teste e agora tive a oportunidade de fazer. Na correria do dia a dia, eu nunca tinha tempo, aí passei e vi que estavam oferecendo e não deixei passar a oportunidade”, contou Edimar.

José Borges da Silva

José Borges da Silva passou pelo local e também reservou uma parte do seu tempo para cuidar da saúde. “É interessante demais. Quantas pessoas que não têm tempo de fazer um exame ou então acabam se esquecendo? Então aqui na praça fica ao nosso alcance. Sempre que passo por aqui e vejo esses serviços sendo oferecidos, eu paro para ser atendido”, revelou José.