Foi divulgado nesta terça-feira (15) a atualização do boletim informativo das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) em Conquista. Os dados são da 50ª semana epidemiológica, que compreende o período de janeiro a 11 de dezembro deste ano.

DENGUE– Do total de 6.797 notificações suspeitas registradas, 4.192 casos foram positivos para a doença. Outros 2.275 casos foram descartados, 224 apresentaram resultados inconclusivos para dengue e 104 pacientes ainda aguardam por resultado laboratorial. Nesse período, foram confirmados dois óbitos de pacientes por dengue grave hemorrágica.

ZIKA– Foram notificados 1.034 casos suspeitos, sendo que 48 deles tiveram diagnóstico laboratorial positivo para a doença. 240 foram descartados e 725 casos apresentaram resultado inconclusivo. Ainda há 21 pessoas que esperam pelo resultado laboratorial.

CHIKUNGUNYA– 872 pessoas fizeram notificação por suspeita, das quais: 74 tiveram diagnóstico laboratorial positivo, 427 apresentaram resultado descartado para Chikungunya e 371 seguem aguardando resultado laboratorial.

Nesse período de chuvas e de altas temperaturas, os cuidados contra o mosquito da dengue devem ser redobrados, pois esse é o cenário ideal para a reprodução. Toda população deve continuar vigilante para evitar o acúmulo de água parada em pratinhos de plantas ou qualquer outro recipiente; vedar adequadamente reservatórios de água; limpar a caixa coletora de água atrás da geladeira, além de evitar o descarte de lixo em locais e horários incorretos.

Caso alguém apresente sintomas característicos de uma dessas doenças, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para ser notificado e receber atendimento médico. A população também deve fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias por meio do número (77) 3429-7421.