Fonte:: https://info.dengue.mat.br/alerta/2933307/dengue

Entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, 40a semana epidemiológica, foram registrados 16 casos suspeitos para dengue e nenhuma suspeita para zika e chikungunya, em Vitória da Conquista. A informação é do Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) .

Com a queda no número de notificações, o município saiu do nível  vermelho (epidemia) do sistema do Ministério da Saúde (Info Dengue da FIOCRUZ) para o nível verde, ou seja, no momento, não há epidemia de arboviroses em Conquista, não existe transmissão e nem condições ideais para a reprodução do mosquito.

“A gente esperava por esse momento já há alguns meses. Saímos do nível de alerta vermelho para o amarelo e agora, a gente chega no nível verde, que mostra claramente todo o esforço que foi feito para alcançarmos este resultado. Um trabalho de vigilância permanente no território, incluindo desde a comunicação, da Atenção Básica, dos serviços privados, da sociedade civil, através do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses, do trabalho técnico e árduo dos agentes de endemias, dos agentes comunitários de saúde. Enfim, todo esse trabalho justifica esse novo cenário que alcançamos”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima.

Ainda segundo Amanda, o apoio da população e da imprensa foi fundamental para a eliminação do mosquito Aedes aegypti e consequente a diminuição do número de casos das doenças. “A população entendeu a gravidade e colaborou com as ações de prevenção mantendo suas residências livre de criadouros e também abrindo as portas para que nossos agentes pudessem orientá-los e também fazer o seu trabalho de inspeção, tratamento e coleta de larvas para o Levantamento do Índice de Infestação”.

Outros números: segundo boletim da última semana, até o dia 5 de outubro, foram confirmados 34.245 casos de dengue, 70 para chikungunya e 4 casos de zika, sendo confirmados 31 óbitos por dengue no mesmo período.

Boletim

Análise do atual cenário epidemiológico da DENGUE (07/10/2024)