Nesta quarta-feira, 28, às 10h, será inaugurada a primeira Base Comunitária de Segurança de Vitória da Conquista. O equipamento foi construído no Loteamento Nova Cidade e atenderá aproximadamente 35 mil pessoas que moram nas proximidades da região. A instalação da base foi solicitada pelo prefeito Guilherme Menezes, em conjunto com o deputado estadual Marcelino Galo, durante uma reunião com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, realizada no mês de maio de 2012.
A Base Comunitária de Vitória da Conquista é a 11ª construída na Bahia. O espaço tem como objetivo promover a segurança e a convivência pacífica na localidade, reduzindo os índices de violência e criminalidade, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local.
Oitenta policiais militares atuarão na Base Comunitária do Nova Cidade. Todos eles foram qualificados para trabalhar junto a população, por meio do Curso de Operador de Polícia Comunitária. No curso, foram ministradas aulas sobre direitos humanos, mediação de conflitos, polícia comunitária aplicada e atividade prática policial.