Notícia Destaque
Postado em 26 de novembro de 2013 as 08:00:12
Com objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos bancos de leite humano do Brasil, o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, em parceria com o Ministério da Saúde, implantou, em 2013, o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, que possui três categorias: ouro, prata e bronze. O Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), foi certificado na categoria Ouro.
Para receber a certificação máxima, o Banco de Leite recebeu nota máxima nas seguintes categorias avaliadas: controle de qualidade do leite pasteurizado; quadro de funcionários; equipamentos existentes no serviço; manutenção dos dados mensais de produção; relatório de produção e cursos em serviço.
A coordenadora do banco, Adriana Vasconcelos, acredita que esse é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe do banco e do Hospital Esaú. “Saber que estamos trabalhando dentro do padrão exigido pelo Programa Iberoamericano nos dá maior segurança para atender o nosso objetivo final, que é oferecer leite humano para os recém-nascidos da UTI Neonatal”, ressaltou Adriana.
O Banco de Leite Humano do Esaú segue desde 2012 em primeiro lugar em captação de leite na Bahia, segundo informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Este ano, até o mês de outubro, já foram coletados 762,6 litros de leite.
A renovação do certificado será anual e, a cada ano, serão lançados novos requisitos de avaliação. “Nós esperamos continuar melhorando cada dia mais o nosso atendimento e principalmente ampliar nossa oferta de leite para a manutenção da certificação na categoria ouro”, avaliou Vasconcelos.
Colabore! –Com o objetivo de captar leite materno e incentivar a amamentação, em 2004, a Prefeitura de Vitória da Conquista implantou o Banco de Leite Humano. Os interessados em cooperar podem doar frascos de vidro com tampa de plástico, e as mães que estão amamentando podem doar seu leite excedente para a unidade que fica localizada no Hospital Municipal Esaú Matos. Mais informações pelo telefone (77) 3420-6237.