Notícia Destaque
Postado em 25 de novembro de 2014 as 15:41:05
O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avaliaram o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos como padrão ouro de qualidade no atendimento prestado pelo serviço em 2014. Este é o segundo ano consecutivo que o equipamento, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, recebe essa avaliação.
O certificado ouro é um reconhecimento ao Banco de Leite Humano que mais capta e distribui leite na Bahia. Até o mês de outubro de 2014, o equipamento recebeu 967 litros de leite, doados por 706 doadoras. Após a pasteurização dos mesmos, 799 litros beneficiaram 454 bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Esaú Matos.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Vasconcelos, as visitas domiciliares possibilitam a coleta de uma média de 97 litros por mês. Mas, além do quesito quantitativo, o Selo é um reconhecimento ao aspecto qualitativo. “Ele comprova que o serviço trabalha com controle de qualidade excelente, garantindo total segurança ao leite fornecido para a UTI”, ressaltou a coordenadora.