Desenvolvimento Econômico
Postado em 29 de janeiro de 2013 as 13:54:46 e atualizado em 30 de janeiro de 2013 as 14:03:08
Com o objetivo de adotar uma nova dinâmica nas ações voltadas à qualificação de mão de obra e criar um espaço de diálogo permanente com a classe empresarial, a Prefeitura de Vitória da Conquista criou a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). O órgão, que substituiu a Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), promove atividades de capacitação profissional, suprindo a necessidade dos empregadores e possibilitando a inserção ou o retorno dos trabalhadores ao mercado.
O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Valdemir Dias, destaca os avanços conquistados ao longo da última gestão. “Evoluímos muito na questão da qualificação profissional, com um cronograma de cursos modulares. Posteriormente, foi criado o Sistema Nacional de Empregos (Sine Municipal), um grande avanço, com o encaminhamento da mão de obra ao mercado de trabalho, com a liberação do seguro-desemprego e a capacitação dos trabalhadores”, lembra Valdemir.
Políticas para a Juventude – A nova secretaria trouxe novidades, como a Coordenação Municipal da Juventude, criada para ampliar a participação e o conjunto de ações destinadas ao público jovem. Nesse sentido, uma das ações que já está em andamento é a implantação de uma unidade complementar do programa Estação Juventude. Vitória da Conquista foi um dos 23 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber o programa, que tem como proposta promover a inclusão e a emancipação dos jovens, oferecendo informações sobre as ações desenvolvidas para esse público e disponibilizando orientação e encaminhamento para programas sociais e serviços que garantam seus direitos.
A unidade do Estação Juventude já está em processo de implantação e vai funcionar na Semtre, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Educação.
Referência Nacional – A geração de renda através do autoemprego e o fortalecimento da economia solidária também são prioridades da nova secretaria. Catorze grupos de empreendedores solidários, que reúnem aproximadamente 900 associados, recebem apoio do Governo Municipal, por meio de atividades de formação e qualificação. Para a população de diversos bairros e da zona rural de Vitória da Conquista, foi criada em 2010 a Escola de Artesanato, uma ação que já qualificou 490 novos artesãos, se tornando uma grande ferramenta de geração de renda.
Além disso, existe um calendário fixo de eventos, que proporcionam oportunidades de comercialização dos produtos. “Trabalhamos com vários grupos solidários e diversas feiras são realizadas durante todo o ano, inclusive no Natal da Cidade, com respostas muito positivas. Por conta dessa organização, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) classificou a Economia Solidária de Vitória da Conquista como uma referência”, comenta Valdemir Dias.
Neste ano, vários projetos já estão sendo colocados em execução, como o Centro de Referencia em Economia Solidária (Cresol), que funcionará com a parceria da Senaes e será responsável pela realização de várias ações de fomento e apoio ao segmento solidário. A construção do Mercado de Artesanato também já está em fase avançada. “Muito já foi feito e isso tem que ser valorizado, mas também temos muito trabalho para realizar nos próximos anos”, revela Valdemir.
Qualificação Profissional– Outra iniciativa que apresentou bons resultados e terá continuidade é o Qualifica Conquista. Desde 2011, o programa promove a capacitação socioprofissional, por meio de cursos modulares, palestras, treinamento e atividades de extensão. No primeiro ano, foram oferecidas 16 oficinas e três cursos, atendendo 600 trabalhadores. Em 2012 foram 18 cursos com 1.011 trabalhadores atendidos. Em 2013, a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico pretende realizar cursos de qualificação para os comerciários.