Momento também tem sido preparatório para as provas do programa Educar pra Valer

Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem realizado, para as turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental, aulões de língua portuguesa e matemática. O objetivo é prepará-las para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), antiga Prova Brasil, que serão aplicadas entre os dias 10 de novembro e 10 de dezembro.

“Os aulões dão a oportunidade para os alunos terem contato com o modelo de avaliação do Saeb, inclusive, como preencher gabaritos, a formulação das perguntas, para quando se depararem com a avaliação do Saeb não seja uma novidade”, explicou o coordenador-geral do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira.

Para facilitar a assimilação do conteúdo, a equipe do Núcleo Pedagógico investiu em aulas lúdicas e interativas. O formato agradou aos alunos. “A aula está sendo muito divertida, essa parte de levantar as plaquinhas para responder é muito legal. Eu já entendi muita coisa. Acho que vou me sair bem na prova”, avaliou Ítalo Fernandes, aluno do 5º ano da Escola Municipal José Lopes Viana.

Método mais lúdico das aulas agradou a Ítalo

Quem também acredita que vai se sair bem nas provas é Alana Lima, aluna do 9º ano da Escola Municipal Milton de Almeida Santos. A ansiedade, ela conta, está grande. “Mas, ainda bem que tivemos esses aulões, que achei bastante úteis. Deu pra compreender tudo, a dinâmica mais interativa, diferente também foi muito boa”, destacou.

Além de língua portuguesa e matemática, algumas turmas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) participarão de uma avaliação amostral das áreas de ciências da natureza e humanas.

O resultado obtido por meio das provas do Saeb é utilizado para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).