O Pré-Vestibular Quilombola promoverá nessa segunda-feira, 31, às 8h, no Auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), a solenidade de abertura referente ao calendário de 2014. Após o evento, os alunos participarão ainda de uma aula inaugural ministrada pelo professor Benedito Eugênio Gonçalves, do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Durante a aula, será discutido o tema “Juventude negra e quilombola e o projeto de ingresso no ensino superior no Brasil atual”.

O Pré-Vestibular Quilombola, projeto das políticas municipais de Juventude e da Igualdade Racial, é mantido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Governo e de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. O curso também funciona em parceria com o Conselho das Associações Quilombolas do Território.

Desde 2009, o projeto mobiliza, prepara e oferece suporte técnico a centenas de jovens quilombolas do território para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de quilombolas de Vitória da Conquista, o cursinho também atende jovens de outros municípios, como Anagé, Belo Campo, Tremedal, Planalto, Ribeirão do Largo, Piripá, Bom Jesus da Serra, Poções e Nova Canaã.

Nos cinco primeiros anos de funcionamento, o Pré-Vestibular Quilombola promoveu mais de 160 aprovações em mais de 30 cursos das universidades públicas da Bahia – (Uesb, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf) – todas com programas de cotas adicionais para quilombolas. Somente nos vestibulares de 2014, foram 30 aprovações quilombolas. No caso da UFBA, além das vagas, são oferecidas bolsas para quilombolas e indígenas no valor de R$900 a partir de um decreto da Presidenta Dilma Rousseff, de maio de 2010.

Em 2014, o projeto funcionará com uma turma no matutino, tendo aulas de segunda a sexta, além de atividades complementares como Orientação Profissional, Oficinas de Teatro, Máscaras Étnicas e Informática, aos sábados. Os alunos do noturno serão atendidos gratuitamente no Pré-Vestibular Dom Climério, da Associação Agentes de Pastoral Negros (APN’s), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Ao todo, 122 quilombolas se inscreveram, sendo 92 para o matutino e 30 para o noturno.

Segundo o coordenador do projeto, Flávio Passos, assessor técnico de Igualdade Racial da Prefeitura, “o papel das políticas municipais de juventude e da igualdade racial é fundamental nesse processo. E a vitória dos jovens quilombolas é a vitória da organização e da luta quilombola e também significa uma perspectiva de desenvolvimento das comunidades”.

Confira aqui a lista das aprovações quilombolas de 2014.