Sobre o funcionamento dos serviços especializados do Cemae, Cemerf, Ambulatório de Saúde Mental, Residência Terapêutica e os CAPS II, IA e AD III, nesse atual momento de enfrentamento da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou a Atualização da Nota Técnica nº 03/2020, que define alguns aspectos sobre o funcionamento desses serviços.

Conforme divulgado no dia 6 de abril, continuam suspensas todas as consultas médicas especializadas dos serviços especializados, exceto as consultas da área de saúde mental, relacionadas aos atendimentos de pacientes graves e moderados, em acordo com as definições de seguimento adotadas pelos profissionais médicos e da equipe multidisciplinar dos serviços de saúde mental.

A atualização da Nota Técnica foi feita para orientar e prestar à população informações mais transparentes sobre o funcionamento Cemae e Cemerf, que estão trabalhando de forma alterada. Confira abaixo quais as atualizações feitas referentes ao atendimento aos pacientes nesses serviços:

  • CEMAE

– Os médicos especialistas estão alocados nas Unidades Básicas de Saúde e monitoramento da Covid-19.

Serviço de Asma Grave: A renovação das receitas está garantida e programada de forma a evitar aglomeração de usuários no setor, sendo realizada toda terça-feira, das 13h às 17h. A prescrição terá validade de 90 dias.

Programa de Oxigenoterapia Domiciliar:será feito cadastramento presencial no horário de 7h30 às 17h, de segunda a sexta. O monitoramento dos pacientes está sendo feito via telefone.

Portadores de Lúpus e Artrite Reumatóide:A renovação e emissão de LME (Laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamentos), será enviado pelo médico reumatologista direto ao Núcleo de Regional de Saúde, onde o paciente retira a medicação. Além disso, o monitoramento dos pacientes está sendo feito via telefone.

  • CEMERF

– Os médicos especialistas do Serviço de Reabilitação Física e da Saúde Auditiva estão alocados nas Unidades Básicas de Saúde e monitoramento da Covid-19.

– A equipe especializada do Serviço de Reabilitação Física e da Saúde Auditiva estão alocados no atendimento do Call Center e monitoramento da Covid-19.

Serviço de Reabilitação Física: A renovação de receita e relatório está sendo garantida e programada de forma a evitar aglomeração de usuários no setor, sendo realizada toda quinta-feira das 8h às 11h. O usuário ou familiar deverá entrar em contato no telefone 3429-3460 para obter informações e realizar agendamento. A prescrição terá validade de 90 dias.

Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada: os usuários receberão as bolsas de ostomia para utilizar no período de 2 meses e terão apoio via telefone e Associação (AOVIC).

As demais informações sobre o funcionamento específico do CAPS II, CAPS IA, CAPS AD III e Ambulatório de Saúde Metal, podem ser obtidas na nota técnica.

Clique para acessar a Atualização da Nota Técnica nº 03/2020.