Notícias
Postado em 20 de junho de 2025 as 07:17:01
Vitória da Conquista está em contagem regressiva para o Arraiá da Conquista, que começa nesta sexta-feira (20). E para garantir a tranquilidade do público que vai curtir a festa, a Prefeitura Municipal montou esquemas especiais de segurança e saúde.
No total, serão 150 guardas municipais atuando todas as noites dentro e nas imediações do parque de exposições, de forma coordenada com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Na área interna, 10 patrulhas estarão distribuídas em seis pontos elevados e estratégicos. Além disso, oito viaturas serão utilizadas no policiamento ostensivo e comunitário.
O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, explicou que uma dessas viaturas estará no Centro Cultural Glauber Rocha, local de onde vai sair o transporte gratuito para a festa, e outra na Estação de Transbordo Herzem Gusmão. Além disso, “entre as patrulhas vamos ter uma destinada ao atendimento de crianças e adolescentes, que ficará próxima ao Camarote da Inclusão”, e outra destinada ao atendimento às mulheres, a patrulha Guardiã Maria da Penha”, destacou.
A proteção dos bens e instalações no parque será feita durante 24 horas de forma pessoal e também por videomonitoramento, por meio do sistema Muralha Digital. “Protegeremos principalmente os cidadãos que vão curtir os festejos juninos”, reforçou o comandante. O trabalho contará ainda com apoio de 60 seguranças particulares.
Uma novidade para este ano é a atuação da Secretaria de Segurança Pública, através da Central Integrada de Segurança. “Teremos a participação direta com diversas câmeras para monitorar a entrada no parque, inclusive realizando o reconhecimento facial.”, lembrou o chefe do Gabinete Civil, Ivanildo Silva.
A segurança no Arraiá da Conquista também conta com atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que já acompanhou a montagem de toda a estrutura da festa. Palcos, camarotes, barracas de alimentação e rotas de fuga foram inspecionados. Nos dias da festa, uma equipe de oito técnicos atuará na fiscalização de todas as instalações.
- Lemos
- Coronel Ivanildo da Silva
- Mikaela
Para garantir a segurança dos pedestres na chegada e saída da festa, equipes formadas por 12 agentes municipais de trânsito vão organizar o trânsito, orientando motoristas, motociclistas e pedestres e efetuando bloqueios nas ruas e avenidas do entorno do Parque de Exposições. Além disso, ao longo dos últimos dias foi feita manutenção da sinalização horizontal das vias.
O atendimento de saúde também está garantido para o público durante a festa graças à atuação da Secretaria Municipal de Saúde, que contará com 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a cada noite. No local foram montados dois postos de pronto atendimento. “Teremos ainda três ambulâncias, duas de suporte avançado e uma de suporte básico, portanto, estamos preparados para qualquer tipo de situação”, concluiu Mikaela França, da Secretaria Municipal de Saúde.