Educação
Postado em 6 de junho de 2018 as 17:56:01 e atualizado em 8 de junho de 2018 as 07:28:20
No último fim de semana, a cidade de Salvador sediou mais uma edição do Campeonato Baiano de Karatê. A competição, promovida pela Federação Baiana de Karatê, reuniu 200 atletas de todo o estado. Entre os participantes, cinco fizeram parte da oficina de karatê ministrada pelo projeto Educarte no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.
“Tivemos três atletas vice-campeões e uma que ficou em terceiro lugar”, comemorou a instrutora da oficina, Elaine Oliveira. Para a sensei, oficinas como dão a oportunidade para crianças e adolescentes terem contato com essa modalidade de arte marcial, que prioriza o respeito, o esforço e a fidelidade.
Terceiro lugar em sua categoria, a faixa roxa Mayara Souza, lembrou que o karatê faz parte de sua trajetória de vida. “Comecei a praticar com 11 anos num projeto social, e já se passaram 15 anos e continuo praticando o karatê que tem contribuído muito para o meu desenvolvimento”, declarou a medalhista, que mora no bairro Vila América e participa da oficina de karatê no Centro Glauber.
A coordenadora do projeto Educarte, Fabrine Soares, lembrou que as oficinas inicialmente foram pensadas para atender aos estudantes durante o período de férias, mas que se tornou um programa anual em virtude da importância do projeto. “Até mesmo as artesãs, que têm boxes ali no Glauber Rocha, participam da oficina de artesanato”, completou.
Além das aulas de karatê e artesanato, o Educarte oferece, gratuitamente, cursos de xadrez, dança, música e desenho. Interessados podem se inscrever no local.