Alunos da Escola Municipal Virgílio Ferraz de Oliveira, do Círculo Escolar Integrado de Veredinha, participaram na última semana de agosto de uma oficina de Bonecas de Pano. A atividade fez parte do projeto pedagógico “Conhecendo e valorizando a nossa história”, que envolveu 100 estudantes do 1º ao 5º ano e toda a comunidade em ações educativas, com foco na aprendizagem da história da comunidade.

As bonecas de pano são artigos decorativos simples, cujas partes do corpo são confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito de diversos materiais, como: palha, chumaços de algodão, entre outros. Por meio da oficina, os alunos tiveram a oportunidade de aprender todo o processo de confecção manual delas. “A boneca de pano é um dos brinquedos antigos presentes na comunidade, que foi resgatado pelo projeto e acabou se transformando em oficina”, relatou a professora Eliete Borges.

O projeto “Conhecendo e valorizando a nossa história” visa o resgate, a documentação e o respeito à História da Comunidade Lagoa de Melquíades e Amâncio, além de valorizar a diversidade cultural da localidade. A culminância do projeto acontecerá com a realização de uma Feira Cultural, com data a ser definida. “As crianças não conheciam a história da comunidade onde vivem. Então, por não ter nenhum registro escrito, eu e outras duas professoras – Cleonice Rosa e Ivone Sanches – decidimos montar um projeto para resgatar e documentar a história da localidade”, explicou Eliete.

Todas as atividades integrantes do projeto estão contribuindo para o aprendizado dos alunos acerca da comunidade e da vida dos fundadores da região, bem como fortalecendo a identidade e a diversidade cultural e promovendo o desenvolvimento social.

Mais informações – A comunidade Lagoa de Melquíades e Amâncio é um remanescente de quilombo, localizado a 60 km do município de Vitória da Conquista, e foi fundada pelos ex-escravos, Melquíades e Amâncio, que receberam uma doação de terras de Joana, mãe de criação deles e dona de muitas terras da região.