Nesta sexta-feira (17), os estudantes do 2º e 5º ano da Escola Municipal Maria Leal, do povoado de Capinal, tiveram uma programação diferente. Eles deixaram as salas de aula para a vir até a cidade conhecer a mostra Semana da Pátria: Um Novo Olhar no Sete de Setembro, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A exposição faz uma retrospectiva de desfiles cívicos realizados pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Para o coordenador da escola, Marcos Vinícius Rocha, a experiência foi uma grande oportunidade de aprendizado, que não se encerra ao fim da visita. “Os alunos também desenvolverão atividades quando retornarem para a sala de aula, como produção textual e releitura dessas obras de arte que foram vistas por eles, com a finalidade de construção de maquetes. E faremos a exposição desse material produzido por nossos alunos”, explicou.

A professora Patrícia Marques também avaliou o impacto da atividade para a educação dos estudantes: “Uma manhã bastante interessante, tanto em relação ao aprendizado, quanto em relação a esse movimento que os meninos fizeram, saindo do Capinal para vir até aqui. Quando você traz a criança para fora das quatro paredes da sala de aula, tenho certeza de que o aprendizado é bastante significativo.”

João Pedro Oliveira, estudante do 5º ano da escola, gostou da experiência. “Bem legal, porque eu quase nunca venho aqui para ver essas coisas. E vir com os colegas é mais legal. Aprendi sobre os índios, por isso que tem a retratação ali”, afirmou o estudante, referindo-se aos monumentos artísticos expostos na mostra.

Além de visitarem a exposição, os estudantes também apreciaram outros espaços da cidade e conheceram o gabinete da prefeita Sheila Lemos, na sede da Prefeitura; a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, e a Praça Tancredo Neves.