Nesta quinta-feira (22), foi realizada a terceira edição do curso de Curso de Manejo e Planejamento de Hortas Comunitárias, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que teve como objetivo capacitar os agricultores que atuam nas quatro hortas comunitárias de Vitória da Conquista. O encontro também com a presença de agricultores da zona rural.

O papel fundamental das hortas comunitárias não só na produção de alimentos, mas também no incentivo comunitário, foi destacado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, na oportunidade. “É importante que a gente, enquanto Gestão Municipal, entenda que esses espaços são são também espaços de socialização. Por isso, devemos potencializar essa dimensão comunitária e trabalhar para melhorar a vida de cada uma dessas pessoas”, afirmou Michael.

Juntamente com a Semdes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) tem atuado no desenvolvimento dessas oficinas, bem como em assistências técnicas nas hortas comunitárias urbanas. “Nós colaboramos com as hortas levando adubos e contribuindo por meio dos nossos engenheiros agrônomos, com as assistências técnicas, e eu quero que esse apoio seja ampliado ainda mais”, pontuou o secretário da SMDR, Breno Farias.

A programação do evento contou com uma palestra do professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Armínio Santos, que avaliou as técnicas agrícolas utilizadas nas hortas de Vitória da Conquista e tirou as dúvidas que os agricultores tinham sobre cultivo e plantação. “Ao longo desses anos, desenvolvemos estratégias e parcerias visando fortalecer as hortas comunitárias do nosso município. Esse é um momento para que os agricultores possam avaliar o que foi feito e aprender novas técnicas, garantindo o cultivo de alimentos saudáveis”, relatou a coordenadora municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Karine Barros.

A programação também contou com oficinas sobre nutrição sustentável e reaproveitamento de alimentos, com a presença de nutricionistas que atuam na Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Gilvan, participou da cerimônia de abertura do curso e reforçou que a relação de parceria mantida com a Prefeitura de Vitória da Conquista tem sido fundamental para o trabalho das hortas. “A Prefeitura nunca nos virou as costas, sempre dialogou com a gente. E estar disposto a ouvir e acatar as solicitações do conselho é fundamental para que a política de Segurança Alimentar e Nutricional possa avançar”, apontou.

Luciene

A agricultora do bairro Kadija, Luciene Nascimento, participou das três edições do curso e afirmou que esse é um espaço importante para a troca de ideias e o aprendizado. “Esses eventos são maravilhosos. A equipe da Cosan sempre nos acompanha nas hortas, e eles fazem questão que estejamos presentes nesses eventos. Eu acho que esses momentos nos ajudam muito, melhora a forma como a gente trabalha e isso é maravilhoso”, relatou a agricultora.