O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por ser dedicado ao incentivo à amamentação. Durante os seis primeiros meses de vida, a alimentação exclusiva com o leite materno é fundamental para a saúde da criança e a recomendação é de que a mãe continue a amamentar o bebê até, pelo menos, a idade de dois anos. Buscando incentivar essa prática, com informações e orientações necessárias, a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma programação especial durante o Agosto Dourado.

“Todo ano, se comemora, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Há alguns anos, essa comemoração foi estendida para todo o mês de agosto, em todo o Brasil. A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, junto com Secretaria de Saúde, desenvolvem ações para incentivar, apoiar e promover o aleitamento materno”, explica Audrey Marins, gerente do Banco de Leite Humano.

A abertura das atividades acontece nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, às 15 horas, com um musical itinerante no Hospital Esaú Matos, realizado pela banda da Polícia Militar. A atividade será realizada de acordo com os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.

A partir do dia 5, vai ter início o projeto “Esaú e Você”, promovendo lives educativas toda quarta-feira do mês. Os convidados abordarão temas como a importância da amamentação na primeira infância, doação de leite, “hora dourada” e principais dúvidas sobre a amamentação. As transmissões serão realizadas no Instagram, no perfil @gthfsvc, sempre às 20 horas.

Além disso, às segundas, terças e sextas do mês, será oferecido atendimento nutricional às mães, para que elas possam tirar dúvidas sobre o aleitamento. O agendamento, com hora marcada, pode ser realizado pelo telefone (77) 3420-6237.

No sábado (8), acontecerá o Webinário abordando o tema “A amamentação salvando a saúde do planeta”. A atividade irá destacar a importância da amamentação em tempos de Covid-19, trazendo como convidados profissionais renomados da área de todo país. Para assistir ao evento, basta acessar o canal oficial do Youtube da PMVC, das 9 às 12 horas.

Durante todo o mês, algumas Unidades de Saúde também irão desenvolver atividades educativas para discutir a temática da amamentação junto às usuárias.

O encerramento da programação do Agosto Dourado será no dia 29 de agosto, com a realização de um drive thru. Das 8 às 11 horas, as mães e pais de bebês recém-nascidos podem passar pela Praça da Normal para receber instruções sobre o aleitamento materno, sem precisar descer do carro. Eles também serão presenteados com brindes.

“É bem importante que a população consiga participar, interagir e aproveitar o momento para esclarecer dúvidas”, destaca Audrey.