Foi finalizado nesta sexta-feira (28), o Curso de Atualização para Agentes de Trânsito, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A formação, que teve a duração de duas semanas e foi realizada na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), abordou as alterações mais recentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é oferecida aos agentes a cada três anos.

Em Vitória da Conquista, o curso contou com a participação de 120 servidores de diversos setores da Semob, que se reuniram para receber capacitação e atualização sobre temas relevantes para a segurança no trânsito. Foram também apresentadas as melhores práticas para a organização e controle do tráfego, considerando o crescimento das cidades e as necessidades de mobilidade e ao final da formação, todos os participantes receberam um certificado de conclusão.

Entre os pontos mais debatidos pelos agentes está a situação dos ciclomotores, veículos motorizados de duas ou três rodas, que possuem motor de combustão interna ou elétrico, cilindrada máxima de 50cc e velocidade máxima de 50 km/h. O agente do Simtrans, instrutor e coordenador do curso, William Abreu, destacou a preocupação com o número de sinistros envolvendo esses veículos. “É um tipo de veículo bastante comercializado, onde circula a informação errada de que não é necessária habilitação e o uso de capacete e equipamentos de segurança”, alertou Abreu.

Outro destaque do curso foram as discussões relacionadas à abordagem. Os agentes falaram sobre a diversidade de gênero, enfatizando a importância de prestar atenção ao próximo. “Discutimos também ética e cidadania, além das técnicas de abordagem e a lei de abuso de autoridade, que é uma questão atual que lidamos no dia a dia”, acrescentou William Abreu.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edimário Freitas, destacou a importância do curso e a preocupação do Governo Municipal em garantir as capacitações para os servidores. “Os cursos de formação são necessários porque além do desenvolvimento pessoal e profissional, eles ajudam o servidor a aprimorar suas habilidades, aumenta a confiança, melhora a comunicação, que é muito importante para quem lida com pessoas no trânsito, um local muitas vezes de conflito e cuja habilidade comunicativa se faz necessária em todos os momentos”, disse o secretário, acrescentando que o Governo Municipal tem esse olhar cuidadoso tanto para o servidor como para a população.

A servidora da Semob, Ana Paula Gobira, ressaltou a importância da participação de todos os setores da secretaria na formação. “É fundamental que toda a secretaria esteja envolvida, pois quando falamos sobre o condutor, ele pode recorrer a uma atuação, e é crucial que o servidor compreenda exatamente o que está sendo solicitado ou reclamado”, enfatizou Ana Paula.

Os tópicos discutidos durante o curso incluíram não apenas as novidades do CTB, mas também temas como tecnologias e equipamentos de fiscalização. Os agentes debateram o uso de novos dispositivos eletrônicos para monitoramento e fiscalização, como radares, câmeras de segurança e sistemas de identificação automática de veículos, ferramentas que compõem o Sistema Muralha Digital.