Com objetivo de discutir sobre prevenção de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou nessa sexta-feira, 13, na Escola de Formação em Saúde da Família, uma capacitação com os agentes de endemias.

Durante o encontro, que contou a equipe do Cerest, enfermeiro, médico, assistente social e psicólogo, os 110 agentes que participaram tiveram a oportunidade de discutir quatro situações de segurança do trabalho. Foram abordados a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os cuidados para prevenção de acidentes.

Alberto Lima

Para o médico do trabalho Alberto Lima, o curso foi uma oportunidade de esclarecer a atuação do Cerest e divulgar a importância da segurança no trabalho. “Tanto o funcionário quanto a empresa são responsáveis pela segurança no trabalho. No caso dos agentes, o uso do EPI fornecido pela Prefeitura é fundamental para prevenção dos acidentes”, avaliou Alberto.

Aricelma Nascimento de Souza

A agente de endemias Aricelma Nascimento de Souza, que está há cinco anos nessa função, a capacitação veio em boa hora. “Foi muito bom para ficarmos atentos a nossa segurança, para tirarmos nossas dúvidas e também foi um momento de integração entre os agentes”, destacou Aricelma.

Para coordenadora do Cerest, Jamily Gusmão, uma das missões do Cerest é a promoção à saúde e a prevenção ao acidente e ou doença do trabalho. “Esta foi mais uma oportunidade que tivemos de estar em contato com o trabalhador, para alertá-lo sobre a sua segurança e explicá-lo quando o serviço deve ser procurado”, esclareceu Jamily.

Cerest – Localizado na Rua Joaquim Hortélio, 114, bairro Recreio, o Cerest presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e acidentes relacionados ao trabalho, realiza ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. São atendidos trabalhadores encaminhados pela rede básica de saúde, trabalhador formal dos setores públicos e privados, trabalhador autônomo, informal, trabalhador desempregado acometido de doença relacionada ao trabalho.