Na manhã desta quinta-feira, 9, a equipe da Administração Municipal se reuniu com o corpo diretivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) no salão de reuniões do Gabinete Civil. O objetivo do encontro foi discutir e articular parcerias entre a Federação e a Prefeitura, no sentido de implementar ações que contribuam para o desenvolvimento do setor industrial da região.

José de Freitas Mascarenhas, presidente da FIEB

Na oportunidade, o presidente da FIEB, José de Freitas Mascarenhas, explicou sobre o Programa de Interiorização do Sistema FIEB na região sudoeste, que será apresentado oficialmente na tarde desta quinta, 9. “Esse é um programa que nós estamos desenvolvendo já há algum tempo de interiorização da industrialização, que é uma coisa que interessa a todos, para provocar o desenvolvimento das regiões, e Conquista é uma das cidades mais importantes do estado, tem uma base muito boa e domina uma região muito grande. Por meio de Vitória da Conquista, nós vamos trazer essa presença da Federação. Os nossos serviços estarão aqui disponíveis para ampliar treinamentos, qualificação, assistência técnica, desenvolvimento de tecnologias, tudo que os empresários precisam”, explanou.
Ainda em sua fala, o presidente falou sobre parcerias com o Executivo Municipal. “Estamos aqui na Prefeitura porque entendemos que o programa também a interessa e é fundamental que sejamos parceiros nos projetos de crescimento e desenvolvimento”, disse.

O vice-prefeito, Joás Meira, falou da importância do programa. “É essencial essa descentralização do setor industrial para incentivar o crescimento dele nos mais diversos municípios. E essa parceria entre o Governo Municipal e a FIEB vai contribuir para o desenvolvimento da atividade industrial em toda a região. Esses investimentos são muito bem-vindos e nós estamos à disposição para colaborar no que for possível”, afirmou.

O chefe de gabinete, Márcio Higino, destacou o desenvolvimento econômico do município. “Os números de Vitória da Conquista chamam atenção. O nosso PIB está beirando 4 bilhões de reais e há um sentimento de caminharmos unidos em conjunto com políticas públicas que incentivem isso. A cidade agradece essa iniciativa da FIEB, porque isso com certeza repercutirá positivamente em toda a região”.

Também participaram do encontro os secretários municipais de Administração, Valdemir Dias, de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Eliabe Gouveia, e o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira .

Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) – É o órgão de representação institucional do Sistema FIEB. Ou seja, é o órgão que garante e incentiva a atuação integrada de todas as instituições que envolvem o sistema, sendo elas o CIEB, o SESI, o SENAI, o IEL e a própria Federação, a FIEB, prestando serviços nos campos de educação e qualificação profissional, saúde e lazer e difusão tecnológica.

Tem por missão articular a indústria com outros segmentos da sociedade, participar ativamente da política industrial no estado e assegurar ações que valorizem o homem. Visa congregar o pensamento estratégico de entidades sindicais da indústria baiana, identificando oportunidades de melhoria que beneficiem a todos. É uma das 27 Federações que fazem parte do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), instituição máxima de organização do setor industrial brasileiro.