Notícias
Postado em 5 de janeiro de 2013 as 13:45:08 e atualizado em 11 de janeiro de 2013 as 18:30:58
Um dos objetivos da Administração Municipal para esta gestão que se inicia é viabilizar a criação da Universidade Federal do Sudoeste. E para tornar possível a implantação dessa instituição que beneficiará diversos municípios, a Prefeitura de Vitória da Conquista mobilizou mais de 60 prefeituras da região e já conseguiu importantes avanços.
Primeiramente, a Prefeitura se empenhou para trazer o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para o município. O campus, criado em 2006, já conta com os cursos de Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas, Psicologia, Nutrição e Biotecnologia.
Em 2011, a Prefeitura de Vitória da Conquista reuniu representantes das associações de municípios do Rio do Antônio e Gavião/ Amvagra, do Vale do Jiquiriçá/Mercovale e da Microrregião do Sudoeste/Amirs a fim de unir esforços para pleitear a transformação do Campus da UFBA em Universidade Federal do Sudoeste.
A partir dessas mobilizações, foi realizada, em 2012, uma reunião com o então ministro da Educação, Fernando Haddad. A audiência foi articulada pelo deputado federal Emiliano José e contou com a participação do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos; do prefeito de Barra do Choça e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste, Oberdan Rocha; da prefeita de Mortugaba e presidente da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião, Rita de Cássia Cerqueira; do prefeito de Planaltino e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá e Mercovale, Zeca Braga; do prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, e do prefeito de Santa Maria da Vitória, padre Amaro Santana.
Segundo o diretor do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia, Orlando Silvio Caires Neves, desde 2011 uma comissão vem trabalhando internamente no projeto de desmembramento, aprovado na congregação do instituto. Em outubro de 2011, esse projeto foi enviado para reitoria e de lá foi destinado ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, que o aprovou em novembro de 2012.
Em dezembro de 2012, o Conselho Universitário elegeu uma comissão que está analisando o projeto e dará um parecer em abril deste ano. Após essa etapa, a proposta será enviada ao MEC para avaliação final.
O prefeito Guilherme Menezes lembrou que antes as pessoas saíam de Vitória da Conquista para estudar em outros centros e que agora a cidade se tornou referência na área de Educação. “Agora, é continuar mobilizando todos os esforços para criar a Universidade Federal”, resumiu o prefeito.