Representantes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista estiveram na tarde desse sábado, 21, no distrito de Cercadinho. Na ocasião, os membros da Administração Municipal se dirigiram à Fazenda Santa Bárbara com um objetivo mais que especial: entregar a barragem que foi construída no local pelo Governo Municipal.

Com capacidade para aproximadamente 80 milhões de litros, a barragem beneficiará cerca de 30 famílias. “É um prazer e uma obrigação da Prefeitura atender essas demandas que vêm diretamente da população e, por isso, nos empenhamos para construir as respostas e as soluções de forma célere”, salientou o prefeito Guilherme Menezes, num referência a satisfação do Governo Municipal em realizar ações em benefício ao homem do campo.

Antônio Araújo

A comunidade que vive na região e aguardava pela obra destacou a importância da barragem. Uma dessas pessoas foi o agricultor Antônio Araújo Santos, que cedeu o espaço para construção. Ele lembrou que a obra beneficiará todo o povo da região: “A gente tem que agradecer a Deus pela sorte que tivemos de poder ter essa barragem construída aqui que vai beneficiar não só aqui como todo o pessoal circunvizinho. Para nós foi um sonho e que hoje é realidade, por isso, agradecemos a Administração por essa obra nessa região”, comemorou.

Mas, além da barragem na fazenda Santa Bárbara, também foi entregue uma barragem na Fazenda Cortesia que tem capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água e irá beneficiar os moradores da região.

Trabalho contínuo – O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odir Freire, destacou o trabalho contínuo que a Administração Municipal desempenha no interior do município, um dos mais extensos da região nordeste do Brasil com 284 povoados e 11 distritos rurais. “Na quinta-feira, estávamos a 120 km daqui de Cercadinho entregando três barragens importantes na região de Bate-Pé. E hoje, estamos entregando mais duas nessa região de Cercadinho onde nós temos desenvolvidos muitos trabalhos desde o ano passado. Nós assumimos o compromisso de levar as ações para a toda a zona rural do município e estamos cumprindo”, destacou.

Em nove meses de governo, já são nove barragens construídas: seis na região de Bate-Pé, duas na de Cercadinho e uma, cuja construção está em andamento, no Assentamento Carlos Marighella, na região de Pedra Branca. Todo esse trabalho visa ampliar ao máximo a capacidade de armazenamento de água no município, permitindo que a população rural se prepare para eventuais períodos de seca. Em 2012, a Prefeitura já havia recuperado mais de 300 aguadas já existentes, tornando-as mais eficientes no acúmulo de águas pluviais.