No Loteamento Bateias 2, localizado no bairro Zabelê, Zona Oeste de Vitória da Conquista, as obras de infraestrutura do programa Acelera Conquista seguem em andamento, com equipes e máquinas se dividindo entre a instalação de tubos PEAD (fabricados em polietileno de alta densidade) em algumas ruas e a aplicação de novas camadas de asfalto em outras, nas quais o serviço de drenagem já foi concluído.

O Governo Municipal chegou a 70% da instalação do novo aparato de drenagem. Enquanto isso, a fase de pavimentação foi iniciada nesta quinta-feira (23), em oito ruas das áreas mais altas do loteamento. O cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) prevê que os serviços de drenagem, pavimentação e sinalização cheguem a 27 ruas, o que equivale a uma extensão linear de 1.320 metros, ou uma área total de 70.935 metros quadrados.

A movimentação e o ruído das máquinas, assim como a instalação da nova camada de asfalto do tipo CBUQ na superfície das vias, atraíram as atenções dos moradores Brás Hamilton Ferreira, 53 anos, morador da Rua Águia, e Manoel Pereira Santos, 71, que vive na Rua Zabelê.

Ambos conheceram bem de perto os transtornos causados pelas chuvas de janeiro nessa região da cidade. “O tempo de chuva, aqui, é um sufoco pra gente. Aí embaixo é muito castigado, muita pedra, muito barro. E, com o asfalto, foi uma bênção. Foi uma coisa maravilhosa”, comemorou Brás, que trabalha como pedreiro.

Manoel, que é aposentado, também agradeceu pela renovação das ruas. “Ave Maria, é uma beleza! Agora, em nome do Senhor, vai ficar beleza”, exultou o morador.