Sacos de areia são utilizados para reforçar o aterramento

Desde sábado (27), a Prefeitura de Vitória da Conquista mantém uma equipe no loteamento Bateias 2, trabalhando em caráter de urgência para minimizar os efeitos das chuvas recentes em algumas vias. A equipe da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está envolvida na contenção dos danos, colocando sacos de areia e aterrando as áreas mais atingidas pela força das águas – principalmente nos locais próximos a residências e postes de iluminação.

Na principal avenida do loteamento, o declive acentuado facilitou a descida de um grande volume de água, vindo do alto da Serra do Periperi. Sem obstáculos à vista, a enxurrada provocou erosões e a abertura de crateras em toda a extensão da via, deixando à mostra as tubulações subterrâneas de água e esgoto, mantidas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Durante uma vistoria realizada nesta segunda-feira (29), o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, destacou que a operação é de caráter extraordinário, devido à possibilidade de novas chuvas – e que, assim que o tempo estiar, serão feitas as intervenções definitivas.

“O que estamos fazendo é um serviço paliativo. Isso não vai resolver definitivamente o problema. O que vai resolver a situação, de fato, é a drenagem e a pavimentação, que vão chegar aqui através do programa Acelera Conquista”, explicou Jackson. “A expectativa é que, após as chuvas, a gente faça uma recomposição definitiva do pavimento, já preparando esta região, que vai receber um importante investimento do Acelera Conquista, com toda uma rede de drenagem e também a pavimentação”, acrescentou o secretário.

Segundo ele, o Bateias 2 está incluído nas futuras obras de pavimentação e drenagem sob a rubrica do programa Acelera Conquista, ao lado de outras localidades urbanas. “As obras já começaram no bairro Panorama. Tivemos que suspender temporariamente por causa das chuvas, e vamos retomar. Assim que concluirmos o processo licitatório, vamos iniciar as obras no Bateias 2, no Cidade Modelo, no Jardim Guanabara e no Vila Marina”, concluiu o titular da Seinfra.

Intervenção é paliativa. Serviço definitivo virá com a pavimentação e a drenagem, por meio do programa Acelera Conquista