Em reunião realizada no fim da tarde desse segunda-feira, 9, no auditório da Rede de Atenção, com a presença de mais de 60 pessoas, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a implantação do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal, no município. Dois bairros serão contemplados: Brasil e Vila Serrana.

A ordem de serviço para a construção dos equipamentos já foi assinada pelo prefeito Guilherme Menezes, sendo que a Academia da Saúde da Vila Serrana já começou ser erguida na praça, onde está localizado o Centro Comunitário do bairro. Os recursos para realização da obra são provenientes do Ministério da Saúde e somam R$ 180 mil.

Márcia Viviane de Araújo, secretária de Saúde

A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, agradeceu aos representantes das Vilas Serranas, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa e Miro Cairo que atenderam o convite para a apresentação do programa federal. A proposta é implantá-lo em 17 bairros da cidade, em locais de fácil acesso.

Segundo a secretária, o objetivo da Academia da Saúde é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. “Mas esse objetivo só poderá ser alcançado se entendermos a unidade como pertencente a todos nós que convivemos naquela comunidade”, completou.

Dayse Matos apresenta Programa Academia da Saúde

A diretora municipal da Atenção Básica, Dayse Matos, fez a apresentação do Programa Academia da Saúde, que terá suas atividades desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF). Além da orientação para a prática de atividade física; haverá promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato).

Para o secretário de Governo, Edwaldo Alves, a prática de atividades é muito importante para qualquer pessoa. “É um equipamento que vai melhorar a vida de todos nós”, disse. É o que também pensa o presidente da Associação de Moradores da Vila Serrana, Mailson Nogueira: “Vai ser um momento bom para a gente trabalhar com essas pessoas na área de lazer, do esporte, da saúde e ainda trabalhar a inclusão social”.

O membro da executiva do OP, Abdias da Silva, conhecido por Jacaré, mora no loteamento Senhorinha Cairo e vê a implantação do equipamento como muito importante para os moradores. “A população das Vilas Serranas e bairros circunvizinhos estão só aplaudindo a chegada desta academia, porque vai criar ali uma área de lazer e de saúde. Sem dúvida nenhuma está de parabéns a população por ter uma gestão tão cumpridora de sua palavra”, disse.

Ainda participaram do encontro o prefeito Guilherme Menezes, os vereadores da bancada governista, o secretário de Mobilidade Urbana, Luís Alberto Sellmann, o chefe de Gabinte, Márcio Higino, e representantes dos loteamentos Coveima, Antônio Brito e Vila da Conquista.