A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), está instalando chafarizes comunitários para o abastecimento de água potável em localidades rurais. Já foram instaladas dez caixas d’água, com capacidade de dez mil litros cada, beneficiando aproximadamente 700 famílias.

O principal diferencial dessa iniciativa, como enfatiza a coordenadora de Abastecimento da SMDR, Joana D’Arc Ribeiro, é a parceria entre Prefeitura e comunidade. “Essa foi uma orientação da prefeita Sheila Lemos, e é uma parceria que está dando muito certo porque quando a comunidade participa, o zelo é diferenciado, a sensação de pertencimento é maior”, enalteceu a coordenadora.

Joana e Bruno conversam com os moradores sobre os chafarizes

Joana explicou, durante vistoria a três chafarizes ao lado do gerente de Abastecimento, Bruno Ataíde, que os moradores ficam responsáveis por construir a base para instalação das caixas, bem como pela encanação das caixas e organização do espaço. Já a Prefeitura disponibiliza a caixa d’água e realiza o abastecimento, por meio dos carros-pipa, conforme cronograma prévio e o consumo.

“Podemos perceber que a economia de água já é bastante expressiva. Uma vez que o chafariz é da comunidade, não tem um dono, quando os moradores precisam da água para consumo ou cozinhar os alimentos, eles vêm aqui, enchem os baldes e abastecem suas casas. O uso, por parte dos moradores, é muito consciente. Muitas vezes, eles abastecem suas casas somente uma ou duas vezes por semana”, enfatizou Joana.

Com a expectativa de contemplar o maior número possível de pessoas, a Prefeitura deve instalar, em breve, mais 20 caixas de 10 mil litros. A definição dos locais que receberão as caixas é feita a partir de um estudo prévio da Coordenação, quando são considerados, por exemplo, os locais mais atingidos pela estiagem e a quantidade de famílias beneficiadas. Já foram instaladas caixas nos povoados da Roseira, Lagoa Nova, Matinha, Campo Formoso, Boa Sorte, Barro Vermelho, Olho D’Água dos Carneiros, Salobro e Poço Verde.

É neste último povoado, localizado no distrito de Bate-Pé, que o lavrador Wilson Mendes reside há mais de 50 anos. Para ele, o chafariz comunitário é motivo de alegria. “Melhorou muito nossa realidade porque agora a água está pertinho de casa. Não tem quem reclame. Por esse motivo, inclusive, temos de ter a consciência de que não podemos desperdiçá-la. Só temos a agradecer à prefeita e à Secretaria de Desenvolvimento Rural”, afirmou.

Quem também está contente com a instalação do chafariz em sua comunidade, Salobro, é o vendedor Clécio Oliveira. Liderança local, Clécio afirma que antes do chafariz a situação era ruim. “Os moradores tinham de ir bem longe buscar a água, os pipas demoravam de vir. Depois que a caixa foi instalada, a situação melhorou e muito. Todo mundo gostou e está cuidando para não ter desperdício. Além disso, quando a água está acabando, é só entrarmos em contato com a Secretaria, que eles vêm abastecer. Agradecemos muito”, contou Clécio.

Germino Souza comemora os benefícios do chafariz

A rapidez no atendimento com os chafarizes também foi elogiado pelo lavrador Germino Souza, de Olho D’Água dos Carneiros. “Tem vezes que, antes de pedirmos, a água já vem. Antes havia uma demora do pipa para vir. Então, melhorou muito pra gente ter esse chafariz aqui. Além disso, o chafariz é da comunidade. Todo mundo é dono, utiliza na hora que precisa”, falou.