A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, por meio da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais para Mulheres, realizou, na tarde dessa quinta-feira (30), na sede da secretaria, a certificação das mulheres que participaram de cursos oferecidos nos meses de novembro e dezembro sobre confeitaria, pães especiais: massas doces, e pães especiais: massas sagadas.

Ao todo, 50 mulheres foram beneficiadas com essa ação da secretaria, que tem o objetivo de qualificar e preparar as mulheres para o mercado de trabalho ou para abrirem o seu próprio negócio, conforme destacou a coordenadora, Melry Amaral. “Por meio desses cursos, acolhemos essas mulheres e incentivamos o aprendizado para elas terem certificação e se tornarem empreendedoras ou serem incluídas no mercado de trabalho,”, declarou.

A aluna Celestina Ribeiro disse que já fazia bolo, mas não com as técnicas que ela aprendeu após as aulas. Ela agradeceu o ensinamento e disse que hoje o conhecimento é outro. “Eu até já fazia as massas, mas não com as técnicas que eu tenho hoje. Às vezes, a gente compra os ingredientes pela marca, mas o professor nos ensinou que a porcentagem de gordura, de lipídios influem muito no resultado de um bolo. Então, pra mim foi muito bom! Eu tinha muita dificuldade em bolos confeitados, com o aprendizado hoje eu pego qualquer bolo. Agradeço muito a oportunidade!”, disse.

Maria Cristina Fernandes também recebeu a certificação e agradeceu a oportunidade. Ela estava feliz pela conclusão dos três cursos e disse que, após o aprendizado adquirido, ela vai poder empreender e ganhar o seu próprio dinheiro.

“Pra mim, o curso foi muito importante, porque o que eu não sabia fazer hoje já sei fazer, como o pão de sal, pão doce, o bolo eu não sabia nem por onde começar. Então, foi uma luz no fim do túnel, porque eu não sabia manusear nada e hoje, graças a Deus, eu já sei! Eu quero empreender, então, eu vim para aprender, para trabalhar em casa e ganhar meu dinheirinho”, contou sorridente.

Segundo a secretária Viviane Ferreira, o objetivo da Secretaria de Políticas para Mulheres é profissionalizar o público feminino de forma que as mulheres possam conquistar autonomia e independência financeira. “Esse é o objetivo do Governo Municipal, que é conduzido por uma mulher que tem autonomia e que deseja que as demais mulheres também conquistem a independência, para que assim elas possam se libertar do ciclo de violência”.

Matérias relacionadas:

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres promove curso gratuito de pães especiais e massas salgadas

Prefeitura e Senai promovem curso de capacitação em massa salgada e panificação

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres deu início ao curso gratuito de confeitaria avançada para mulheres

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres conclui primeira turma do curso de confeitaria avançada