Notícias
Postado em 27 de novembro de 2024 as 16:03:46
Vinte mulheres participantes do curso de capacitação em Massa Salgada e Panificação celebraram a conclusão da formação na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), na terça-feira (26). A capacitação, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ocorreu entre os dias 19 e 26 de novembro com o propósito de fortalecer a autonomia profissional das participantes, oferecendo conhecimentos práticos e teóricos que visam facilitar sua inserção no mercado de trabalho e promover o empreendedorismo como uma via de emancipação econômica e social.
A gestora da SMPM, Viviane Ferreira, destacou a importância da iniciativa: “Iniciativas como essa são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das mulheres e, consequentemente, de todo o município. É mais um passo importante na construção de um futuro onde elas ocupem seu lugar de protagonismo.”. A secretária ainda informa que nesta quinta-feira (28) outro curso será iniciado na sede da secretaria. É a confeitaria avançada, no qual mais 20 mulheres passarão por aperfeiçoamento.
Integrando teoria e prática, foram desenvolvidas habilidades fundamentais para a produção de massas e pães, além de as alunas adquirirem conhecimentos sobre a administração de negócios na área de alimentação, oferecendo as ferramentas necessárias para que possam iniciar um empreendimento ou adentrar o mercado de trabalho.
Durante o encerramento, Fábia Carlete compartilhou sua experiência como participante. Para ela, o curso profissionalizante, além de trazer conhecimento, foi uma oportunidade de transformação social. “Eu achei o máximo! Precisamos desse acolhimento. Somos mulheres e, a cada dia, enfrentamos uma nova forma de violência. Essa é uma profissão excelente. Espero que, no ano que vem, haja mais cursos”, contou Carlete.
Essa iniciativa reforça o empenho da administração municipal, que, por meio de parcerias e investimentos em capacitação profissional, estimula a geração de renda na cidade. O curso foi desenvolvido para atender a uma demanda crescente por oportunidades que promovam mudanças significativas na vida das mulheres, especialmente aquelas em um contexto de vulnerabilidade. Além disso, essa ação integra o calendário de programas de qualificação profissional da SMPM, reafirmando o compromisso do Governo Municipal em fomentar a autonomia econômica e o empoderamento feminino.