Notícia Destaque
Postado em 7 de agosto de 2013 as 18:53:08
Prefeito Guilherme Menezes reforçou pedido de celeridade na última etapa do processo licitatório para construção do novo aeroporto
Demonstrando compromisso em garantir celeridade na construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o prefeito municipal, Guilherme Menezes, que cumpre agenda oficial em Brasília, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 7, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Na pauta, a licitação que vai selecionar a empresa responsável pela construção desse importante equipamento.
Na tarde dessa terça-feira, 6, o Governo do Estado da Bahia, por meio do Departamento de Infraestrutura de Transportes do Estado (Derba), informou sobre o edital que foi suspenso temporariamente para que o orçamento da licitação seja atualizado com base nos últimos índices do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e o Sistema de Custos Rodoviários (SICRO2). Essa atualização está sendo feita em conformidade com a Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Prefeito Guilherme Menezes e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho
Assim que esse procedimento for concluído, a licitação para a construção do novo aeroporto será retomada. Ciente disso, o prefeito Guilherme Menezes, durante a reunião, reforçou a solicitação ao ministro, no sentido de que essa última etapa do processo licitatório transcorra de forma mais célere possível, uma vez que esta é uma das obras mais aguardadas por Vitória da Conquista e região.
Em ocasiões anteriores, o ministro Gilberto Carvalho deixou clara toda a atenção que ele tem para com o município de Vitória da Conquista. A pedido do então deputado Guilherme Menezes, o ministro viabilizou a vinda do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou celeridade na urbanização do perímetro urbano da Avenida Presidente Dutra, conhecida por Rio-Bahia ou Avenida da Integração, e, na mesma ocasião, assinou um documento que simbolizou a vinda do campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para a cidade.
Projeto do novo aeroporto – Em 15 de abril de 2013, a Concremat apresentou à Administração Municipal o projeto executivo do novo aeroporto, orçado em R$ 150 milhões, e que contempla todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país. Na ocasião, também estiveram presentes representantes da Infraero, do Derba, do executivo e legislativo municipal.
De acordo com o projeto, o novo aeroporto terá uma pista de pouso com 2100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo boeing 737-800, utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país. O terminal de passageiros terá 7.900 m² compreendidos entre saguão, duas salas de embarque e duas salas de desembarque.






