Prefeito Guilherme Menezes reforçou pedido de celeridade na última etapa do processo licitatório para construção do novo aeroporto

Prefeito e ministro discutem processo licitatório para construção do novo aeroporto

Demonstrando compromisso em garantir celeridade na construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o prefeito municipal, Guilherme Menezes, que cumpre agenda oficial em Brasília, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 7, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Na pauta, a licitação que vai selecionar a empresa responsável pela construção desse importante equipamento.

Na tarde dessa terça-feira, 6, o Governo do Estado da Bahia, por meio do Departamento de Infraestrutura de Transportes do Estado (Derba), informou sobre o edital que foi suspenso temporariamente para que o orçamento da licitação seja atualizado com base nos últimos índices do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e o Sistema de Custos Rodoviários (SICRO2). Essa atualização está sendo feita em conformidade com a Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Prefeito Guilherme Menezes e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho

Assim que esse procedimento for concluído, a licitação para a construção do novo aeroporto será retomada. Ciente disso, o prefeito Guilherme Menezes, durante a reunião, reforçou a solicitação ao ministro, no sentido de que essa última etapa do processo licitatório transcorra de forma mais célere possível, uma vez que esta é uma das obras mais aguardadas por Vitória da Conquista e região.

Em ocasiões anteriores, o ministro Gilberto Carvalho deixou clara toda a atenção que ele tem para com o município de Vitória da Conquista. A pedido do então deputado Guilherme Menezes, o ministro viabilizou a vinda do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou celeridade na urbanização do perímetro urbano da Avenida Presidente Dutra, conhecida por Rio-Bahia ou Avenida da Integração, e, na mesma ocasião, assinou um documento que simbolizou a vinda do campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para a cidade.

Projeto do novo aeroporto – Em 15 de abril de 2013, a Concremat apresentou à Administração Municipal o projeto executivo do novo aeroporto, orçado em R$ 150 milhões, e que contempla todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país. Na ocasião, também estiveram presentes representantes da Infraero, do Derba, do executivo e legislativo municipal.

De acordo com o projeto, o novo aeroporto terá uma pista de pouso com 2100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo boeing 737-800, utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país. O terminal de passageiros terá 7.900 m² compreendidos entre saguão, duas salas de embarque e duas salas de desembarque.