Foram contempladas quatro vias: Juvêncio Gomes, Pedra Preta, Brasília e Travessa Pedra Azul

A pavimentação das ruas Juvêncio Gomes, Pedra Preta e Brasília, além da Travessa Pedra Azul, todas no distrito de Cercadinho, localizado a cerca de 90 quilômetros da sede de Vitória da Conquista, é um dos exemplos de que as obras de infraestrutura não se restringem a contemplar os moradores do perímetro urbano do município. Nessa segunda-feira, 17, as máquinas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) já executavam a fase final do processo de pavimentação, em que as vias já tiveram suas redes de água e esgoto rebaixadas, receberam terraplanagem e imprimação, e finalmente são submetidas à implantação do asfalto.

Os moradores costumam acompanhar de perto o trabalho dos operários. Crianças chegam a registrar as cenas com aparelhos celulares. A lavradora Atita Almeida Santos, no entanto, contenta-se em olhar – até mesmo porque, assim que a obra estiver concluída, ela e todos os moradores poderão conferir o resultado todos os dias. “A gente se sente muito alegre por estar tendo o privilégio de ter o asfalto. Antes era muita poeira, e agora vai melhorar muito”, diz Atita, que vive em Cercadinho desde que nasceu.

Também lavrador, Reinaldo Ferreira Carvalho chegou a Cercadinho há sete anos, vindo do município de Barra do Choça, onde trabalhou na colheita de café. A chegada do asfalto, para ele, é algo de que a comunidade deve se orgulhar. “É muito importante, porque ajuda a população em tudo. As ruas ficam melhores, e não tem mais aquela poeira que a gente costumava tomar todos os dias. Ver as ruas sendo asfaltadas é um prazer para as pessoas”, observa.

Quem também se mostrou animado com a nova condição das ruas do distrito é Francisco Fernandes, que, como a maioria da população local, também sobrevive do trabalho na roça. “Com o asfalto, melhora tudo. É uma grande coisa para nós”, afirma. “Não sei nem como dizer, pois sou um cara muito simples. Só sei que vai ficar bom, muito bom”, complementa.

‘Obra importante’ – A pavimentação em Cercadinho faz parte de obras resultantes de uma emenda parlamentar. Inclui também o distrito de Pradoso, onde o asfalto foi aplicado na Avenida Projetada, principal corredor de ônibus do lugar, e o Loteamento Conquistense, na área urbana, que teve asfaltadas a Avenida Guanabara e as ruas A, D, G, H. O investimento total é de R$ 1.072.405,11, incluindo aí a contrapartida da Prefeitura Municipal.

“É mais uma obra importante executada pelo Governo Municipal, através da Emurc. E é uma prova de que as melhorias não são levadas somente à zona urbana de Vitória da Conquista”, avalia o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, que visitou as obras em Cercadinho na manhã de segunda, ao lado do coordenador municipal de Obras, Aguinaldo Borges.

Urbanização da praça – Além da pavimentação das quatro vias, os moradores acompanham também a execução de outra obra importante: por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Governo Municipal é responsável pela urbanização da praça principal do distrito, na qual estão situadas a Escola Municipal Rui Barbosa e a Unidade de Saúde de Cercadinho.

A praça está em pleno processo de recuperação. O trabalho envolve implantação de meio-fio e passeio, construção de quiosque e parque infantil, além de iluminação e paisagismo. O investimento total é de R$ 104.142,40, vindos de recursos próprios do município. Detalhe importante: a obra foi reivindicada pelos próprios moradores, por meio das plenárias do Orçamento Participativo.