Foram contempladas quatro vias: Juvêncio Gomes, Pedra Preta, Brasília e Travessa Pedra Azul

A pavimentação das ruas Juvêncio Gomes, Pedra Preta e Brasília, além da Travessa Pedra Azul, todas no distrito de Cercadinho, localizado a cerca de 90 quilômetros da sede de Vitória da Conquista, é um dos exemplos de que as obras de infraestrutura não se restringem a contemplar os moradores do perímetro urbano do município. Nessa segunda-feira, 17, as máquinas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) já executavam a fase final do processo de pavimentação, em que as vias já tiveram suas redes de água e esgoto rebaixadas, receberam terraplanagem e imprimação, e finalmente são submetidas à implantação do asfalto.

Os moradores costumam acompanhar de perto o trabalho dos operários. Crianças chegam a registrar as cenas com aparelhos celulares. A lavradora Atita Almeida Santos, no entanto, contenta-se em olhar – até mesmo porque, assim que a obra estiver concluída, ela e todos os moradores poderão conferir o resultado todos os dias. “A gente se sente muito alegre por estar tendo o privilégio de ter o asfalto. Antes era muita poeira, e agora vai melhorar muito”, diz Atita, que vive em Cercadinho desde que nasceu.

Também lavrador, Reinaldo Ferreira Carvalho chegou a Cercadinho há sete anos, vindo do município de Barra do Choça, onde trabalhou na colheita de café. A chegada do asfalto, para ele, é algo de que a comunidade deve se orgulhar. “É muito importante, porque ajuda a população em tudo. As ruas ficam melhores, e não tem mais aquela poeira que a gente costumava tomar todos os dias. Ver as ruas sendo asfaltadas é um prazer para as pessoas”, observa.

Quem também se mostrou animado com a nova condição das ruas do distrito é Francisco Fernandes, que, como a maioria da população local, também sobrevive do trabalho na roça. “Com o asfalto, melhora tudo. É uma grande coisa para nós”, afirma. “Não sei nem como dizer, pois sou um cara muito simples. Só sei que vai ficar bom, muito bom”, complementa.

‘Obra importante’– A pavimentação em Cercadinho faz parte de obras resultantes de uma emenda parlamentar. Inclui também o distrito de Pradoso, onde o asfalto foi aplicado na Avenida Projetada, principal corredor de ônibus do lugar, e o Loteamento Conquistense, na área urbana, que teve asfaltadas a Avenida Guanabara e as ruas A, D, G, H. O investimento total é de R$ 1.072.405,11, incluindo aí a contrapartida da Prefeitura Municipal.

“É mais uma obra importante executada pelo Governo Municipal, através da Emurc. E é uma prova de que as melhorias não são levadas somente à zona urbana de Vitória da Conquista”, avalia o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, que visitou as obras em Cercadinho na manhã de segunda, ao lado do coordenador municipal de Obras, Aguinaldo Borges.

Urbanização da praça– Além da pavimentação das quatro vias, os moradores acompanham também a execução de outra obra importante: por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Governo Municipal é responsável pela urbanização da praça principal do distrito, na qual estão situadas a Escola Municipal Rui Barbosa e a Unidade de Saúde de Cercadinho.

A praça está em pleno processo de recuperação. O trabalho envolve implantação de meio-fio e passeio, construção de quiosque e parque infantil, além de iluminação e paisagismo. O investimento total é de R$ 104.142,40, vindos de recursos próprios do município. Detalhe importante: a obra foi reivindicada pelos próprios moradores, por meio das plenárias do Orçamento Participativo.